Secom/PMU

A vice-consulesa cumpriu missão diplomática na cidade para esclarecer sobre a obtenção de visto e conhecer a realidade local

Fotos crédito: Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

O prefeito Odelmo Leão recebeu a visita da vice-consulesa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Lauren Willy. A representante da seção consular esteve no Centro Administrativo Municipal para falar sobre o sistema de obtenção de vistos para o país norte-americano, além de conhecer melhor a realidade local. Na oportunidade, empresários e representantes de entidades de classe e instituições de ensino também acompanharam a visita.

“Uberlândia está de braços abertos para aqueles que querem somar com a cidade e, portanto, não temos medidos esforços para intermediar o diálogo entre entidades e empresários com outros estados brasileiros e países”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

“Queremos conhecer mais a realidade de Uberlândia, que é a segunda cidade de Minas Gerais em número de pedidos de vistos para os Estados Unidos. Esse encontro é uma forma de nos aproximarmos mais desse público”, disse Lauren Willy.

O encontro foi mediado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo como parte das ações formalizadas em fevereiro com o lançamento do Invista, marca do posicionamento da administração municipal para fomentar novos negócios, com geração de empregos, fortalecimento e internacionalização da cidade.

O conceito de internacionalização de Uberlândia envolve a responsabilidade e a contribuição do governo, empresas/indústrias, academia (universidade) e sociedade para o desenvolvimento da paradiplomacia (relações exteriores sem o envolvimento dos governos federais de cada nação). O incentivo à troca de experiência por meio do intercâmbio estudantil e apoio ao desenvolvimento tecnológico, ao empreendedorismo e ao estabelecimento de empresas e investidores na cidade são exemplos dessa política.

Investimentos

Após a apresentação sobre obtenção do visto para os Estados Unidos a convidados, a vice-consulesa recebeu do prefeito Odelmo Leão e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Raphael Leles, o material de divulgação do Invista “Vem Viver, Inovar e Investir”, cujo acesso à íntegra consta no portal da Prefeitura (acesse aqui).
“Além de esclarecer pontos que podem facilitar a obtenção do visto, essa visita consular é uma oportunidade para estreitarmos a relação entre Uberlândia e Estados Unidos. Uberlândia é uma cidade multissetorial, com um agronegócio forte, instituições de ensino reconhecidas e uma veia empreendedora potente. E foi o que procuramos mostrar para eles, entregando o material do Invista e também apresentando importantes conquistas da cidade, como o reconhecimento de sermos o município brasileiro com o maior potência instalada em geração de energia fotovoltaica”, disse o secretário.