Imóvel que foi encontrado e depredado passou por reforma completa e foi equipada para atender à população

Foto: Cleiton Borges – Secom PMU

Sala de vacinação, consultório multiprofissional e atendimento odontológico. Esses são só alguns dos procedimentos que os moradores do bairro Monte Hebron poderão usufruir bem perto de casa a partir da próxima semana. É que, na tarde desta terça-feira (23), o prefeito Odelmo Leão inaugurou a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro, que atenderá cerca de 8 mil pessoas.

No início de 2017, a atual administração municipal encontrou a UBSF fechada com as instalações depredadas. Para deixar a unidade em total condição de uso, foram investidos quase R$ 62 mil de recursos próprios oriundos da Secretaria Municipal de Saúde.“Assumimos o município com muitas dívidas, mas, apesar de todas as dificuldades, a Saúde sempre foi e sempre será uma das prioridades do nosso governo. Portanto,com muito esforço, agora entregamos esta unidade equipada para que a comunidade possa ser atendida da melhor maneira possível”, salientou o prefeito Odelmo Leão.

Reforma geral

A reforma da unidade foi anunciada ainda em fevereiro deste ano, durante a inauguração do Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naica) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizados no bairro Pequis. Os serviços foraminiciados naquele mês. “Nossas equipes refizeram a pintura, realizaram a reposição de materiais elétricos, hidráulicos, cabeamentos e utensílios metálicos. Agora, temos a certeza de que os moradores do bairro aproveitarão todos os benefícios dessa unidade”, explicou o Secretário Municipal de Obras, Norberto Nunes.

O atendimento na unidade será feito por duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), composta por médicos generalistas, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Uma equipe de PSF tem capacidade para acolher e atender a média de 4 mil pessoas. Além da assistência na UBSF, os agentes comunitários realizam a busca ativa da população por meio das visitas domiciliares.