Comunicação/Dmae

Uma das inovações do novo Sistema Capim Branco, em construção na região de Tenda do Moreno, é a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), cuja parte estrutural será concluída em breve. A unidade, que faz parte da Estação de Tratamento de Água, ocupa uma área de 12 mil metros quadrados e realiza o tratamento do resíduo líquido (água + lodo) gerado pela ETA durante o tratamento da água. Por meio da decantação, a água é separada do lodo, tornando-se clarificada. Em seguida, o líquido volta ao sistema para ser tratado.

A UTR é composta por um sistema integrado com dois decantadores secundários, dois adensadores de lodo, um setor de desidratação e um tanque de regularização.“O lodo fica retido nos tanques (decantadores) da UTR e após secagem e retirada será conduzido ao aterro sanitário. O sistema é inovador e mostra a nossa responsabilidade com a sustentabilidade. Por meio deste processo, não há perdas”, explicou o diretor-geral da autarquia, Paulo Sérgio Ferreira. A sala elétrica está sendo preparada para receber a concretagem do 1º piso. Em seguida, será iniciada a preparação dos blocos de suporte para os adensadores de lodo.

Capim Branco

O Sistema Capim Branco começou a ser idealizado em 1995, sendo retomado e financiado em 2012, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão. As obras seguem em estágio avançado e, após a conclusão da primeira etapa, vai atender junto aos atuais sistemas (Sucupira e Bom Jardim) a 1,5 milhão de pessoas.

O investimento da primeira etapa, cuja previsão de entrega em 2020, será de aproximadamente R$ 300 milhões, financiados e repassados em parcelas conforme o andamento dos trabalhos. Atualmente, o sistema gera 330 empregos diretos e indiretos.