Ivan Santos*

Na viagem que fez em Israel, o presidente Bolsonaro, orientado pelo imprevisível chanceler Ernesto Araújo, inaugurou um escritório de negócios em Jerusalém para negociar nada. Foi um ato simbólico para sinalizar simpatia pelos israelenses e indiferença aos palestinos. Foi um ato emocional que desagradou os árabes, importantes parceiros comerciais do Brasil e deixou os israelenses decepcionados porque esperavam que o visitante ilustre anunciasse a transferência da Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém, a cidade que Israel reivindica como sua capital histórica. Não faltou também um twitter do senador Flávio Bolsonaro, que acompanhou o pai-presidente, dizendo que queria que os radicais do Hamas “se exploram”. Foi um desafio irracional e ilógico, sem nenhuma utilidade.
Com os pés no chão e a cabeça centrada na realidade nacional a equipe econômica do Governo percebeu que o Presidente é inimutável e decidiu trabalhar por conta própria. Ontem, um porta-voz do Ministério da Economia anunciou que a equipe chefiada pelo ministro Paulo Guedes, preocupada com o esfriamento da produção econômica que vem do governo da Senhora Dilma Rousseff, prepara várias medidas burocráticas para desaquecer a economia e gerar empregos e renda. Foi um anúncio animador. Espera-se que os trapalhões que cercam o Presidente não usem as redes sociais para atrapalhar o pessoal da economia.
O governo pretende anunciar ainda neste primeiro semestre o Projeto Simplifica, com cerca de 50 medidas para desburocratizar o setor produtivo e gerar novos empregos. É um passo importante para desatar muitos nós que travam o setor produtivo nacional.
O Governo também anunciou que lançará um programa nacional de qualificação de trabalhadores para a indústria e para os serviços. Deverá fortalecer e modificar as ações do Pronatec com outra denominação para a realização de cursos com empregabilidade rápida e assegurada pelo reaquecimento do mercado.
Depois de tantas notícias ruins, a equipe econômica do Governo quebra o esquema desanimador a anuncia ações positivas e animadores. As teses delirantes de direitistas radicais que cercam o governo, em breve, se aproximarão de um grande besteirol. A racionalidade deverá vencer a fantasia irracional.

*Jornalista