Espaço do Dmae durante o Camaru 2018 – Foto: Cleiton Borges – Secom PMU

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) vai participar da 8ª edição da Femec – feira de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas –, realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, a partir desta terça-feira (26). No estande, a autarquia apresentará informações sobre o Programa Buriti, que consiste em ações de preservação permanente das nascentes dos rios Uberabinha e Araguari, além do ribeirão Bom Jardim.

O produtor rural que passar pelo espaço terá oportunidade de conhecer o programa, esclarecer dúvidas e receber orientações sobre como cadastrar sua propriedade. O local vai contar com técnicos qualificados para o atendimento. “Este é um trabalho importante que busca ampliar as áreas de proteção das nascentes dos rios Uberabinha, Araguari e ribeirão Bom Jardim, que abastecem Uberlândia e não há custos para o produtor rural que participa do programa”, afirmou o diretor geral do Dmae, Paulo Sérgio Ferreira.

Iniciativa em prol de todos
O Programa Buriti realiza ações de proteção e recuperação das nascentes, como a construção de cercas de proteção para as Áreas de Preservação Permanente (APP), além de realizar o plantio de espécies nativas do cerrado nas áreas degradadas.

O produtor que se enquadra nas áreas de atuação e se cadastrar recebe, sem custo, cercamento da área, plantio de árvores, conservação de estradas vicinais, terraceamento (curva de nível) e barraginhas (bolsões para escoamento de água construídos as margens das estradas vicinais).

Dados efetivos

Desenvolvido pelo Dmae desde 2008, a inciativa já realizou o plantio de mais de 350 mil mudas em 150 propriedades rurais. A adesão ao programa é voluntária, mas a preservação de áreas de nascentes nas fazendas é obrigatória por lei (lei estadual 12.503/1997).
Para se cadastrar, o produtor pode visitar a Femec ou entrar em contato pelo email programaburiti@hotmail.com e pelo telefone 3223-6027.