Paulo Panossian*

Michel Temer, é o sexto ex-presidente preso na história do Brasil (nem todos por corrupção). E esta prisão ocorre em meio a um primeiro trimestre de 2019, cercado, infelizmente, de tristes episódios no País!  E nesta fase da Lava Jato, como da “Operação Radioatividade”, além de Temer, e do ex-ministro Moreira Franco (sogro de Rodrigo Maia) o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, autorizou a Polícia Federal, a cumprir também outros oito mandatos de prisão!  Porém, passados cinco anos do inicio das investigações da Lava Jato, com centenas de personalidades publicas condenadas e presas, parece não ter fim esta luta na tentativa de passar a limpo o Brasil. Já que, não cessam as  prisões literalmente de corruptos, e traidores da Pátria, como também é Lula da Silva.  E pelos relatos dos membros do MP e da PF, sobre esta operação, que chamam de organização criminosa liderada por Michel Temer, indica que desviaram nestes últimos anos estonteantes R$ 1,8 bilhão, através de propinas. Ou, o equivalente a quase 2 milhões de salários mínimos…

CHILIQUE DE RODRIGO MAIA

Ato lamentável foi a conduta, digo, rasteira, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) que se insurgiu desrespeitosamente contra o ministro da justiça Sérgio Moro, ao desqualificar, o que  até elogiou, como do pacote de segurança pública enviado ao Parlamento.  Esse chilique de Maia, ocorreu porque Moro, lhe solicitou que ao seu projeto fosse dado andamento simultâneo com o da reforma da Previdência.  Mesmo que, essa sugestão seja inviável, em função de atrapalhar a mais esperada das reformas, Maia, não precisaria ser grotesco, quando afirma que o projeto de Moro, é uma “copia, ou cola”, do projeto desenvolvido pelo ministro do STF, Alexandre Morais. E mais, que Moro, como “funcionário” do governo, não poderia fazer essa solicitação direta, mas, através do presidente Bolsonaro, já que, é quem deve dialogar com o presidente da Câmara. Lamentável! Parece não estar fazendo bem a Rodrigo Maia, os elogios que recebe pela sua atuação no Parlamento!  Já que, pelo jeito anda de “salto alto”…  E esta soberba na vida pública, é um salto perfeito para decadência…  

REFLEXÃO PARA BOLSONARO

Faria bem ao presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) não desprezar as pesquisas de opinião, como esta divulgada pelo Ibope, que indica uma queda na avaliação do governo de 15 pontos! Ou seja, de 49% de ótimo/bom em janeiro caiu para 34%.  E, em comparação a avaliação no mesmo período de um trimestre de gestão dos governos de FHC, Lula, e Dilma, o do Bolsonaro, tem o pior resultado.   Por enquanto nada desabonador, porém, preocupante. Lógico que, a pesquisa de opinião realizada pelos institutos reflete o presente!  Mas, uma tendência, que deveria preocupar o nosso presidente. E conhecendo eleitores que apostam muito no sucesso de Bolsonaro, assim como desejo também, muitos já estão desapontados, não com os projetos para área econômica, ou outras. Mas, com as trapalhadas, que geraram crises tolas e até infantis patrocinadas pelos filhos, e até pelo próprio presidente. E também, por alguns poucos, é verdade, mas, incompetentes ministros que indicou.  E inteligente que é, Bolsonaro, deveria descer degraus, esquecer seus bajuladores, e humildemente analisar as criticas que recebe, que fará muito bem ao Brasil. É o que se espera…

*Jornalista – paulopanossian@hotmail.com