Governador reúne Bloco Parlamentar Minas Tem História e destaca empenho de sua gestão 
em superar a grave crise financeira enfrentada pelo Estado

Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG


Dando continuidade ao trabalho de parceria e transparência do Governo de Minas na relação institucional com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o governador Romeu Zema recebeu, nesta quinta-feira (14/3), na Cidade Administrativa, os deputados que integram o Bloco Parlamentar Minas Tem História. Este foi o segundo encontro do governador com blocos parlamentares da Assembleia Legislativa. No início de março, o Bloco Parlamentar Sou Minas Gerais também foi recebido por Romeu Zema e nos próximos dias se encontrará com o Bloco Liberdade e Progresso.

O governador destacou o empenho de sua administração em adotar medidas de austeridade, o trabalho na atração de novos investimentos e a implementação de políticas públicas para melhorar a gestão, como o projeto da Reforma Administrativa encaminhado à ALMG, que, além da economia, vai modernizar e dar mais efetividade no desenvolvimento de ações que beneficiem os mineiros.

“Queremos deixar clara a nossa posição de proximidade, transparência e de que precisamos trabalhar juntos para tirar Minas desse abismo. Nestes 74 dias de governo, já conseguimos avançar em muitas coisas, mas sabemos que elas não acontecem do dia para noite e vai levar algum tempo para que tenhamos condições de resolver a situação do Estado. Temos total disponibilidade e abertura do Governo para estarmos juntos com vocês, deputados, e somarmos forças”, afirmou o governador.

Outra importante frente de trabalho para o Estado, segundo o governador, será a adesão de Minas Gerais ao Plano de Recuperação Fiscal junto ao Governo Federal. Zema afirmou que o governo deve enviar a proposta à Casa em breve.

“Este será um avanço expressivo, porque a adesão vai possibilitar ao nosso Estado condições extremamente mais vantajosas do que as atuais, em relação ao que se paga em amortização e serviço da dívida com o Tesouro Nacional”, finalizou.

O vice-governador, Paulo Brant, também ressaltou a necessidade de Legislativo e Executivo serem parceiros. “Além desse enorme esforço que está sendo feito de gestão pelo Governo, a Assembleia, além do papel de legislar, tem que exercer protagonismo junto com o Executivo. A tarefa é enorme e contamos com todos vocês para que possamos ajudar a reconstruir esse Estado”, pontuou.

União

Durante a reunião, os deputados apresentaram visões sobre a situação financeira do Estado e prioridades que, entendem, devam ser cuidadas. Eles também se manifestaram sobre a Reforma Administrativa em tramitação na Casa. 

O líder do bloco, deputado Sávio Souza Cruz, defendeu a convergência e a união de forças entre os Poderes. “Nós precisamos dessa convergência, unir as forças políticas, independentemente da coloração. Temos que concentrar forças nas boas políticas. Minas tem que se impor, exigir o respeito à altura da tradição e da importância histórica e estratégica que o Estado sempre representou. Temos que resgatar as dívidas que a União tem com a gente”.

O deputado estadual Guilherme da Cunha, vice-líder do Governo, valorizou a participação dos parlamentares na construção de uma Reforma Administrativa plural. “Acredito que estamos chegando em um momento mais maduro da proposta. Temos compilado todas as sugestões que estão vindo dos colegas. Queremos fazer uma reforma plural, com diálogo, democrática, que vá atender a todos os anseios do Estado e aproveitando os conhecimentos da Assembleia”, disse.

Já o parlamentar Tadeu Martins Leite assegura que a Assembleia está ciente da atual situação financeira de Minas e está unida para apoiar os projetos necessários. “Estamos aqui discutindo os problemas do Estado. Tenha total tranquilidade e certeza que esses parlamentares estarão ao lado do governo e dos importantes projetos, sempre fazendo observações”.

Para a deputada Rosângela Reis, o convite do governo foi recebido de forma positiva. “Esse é um momento em que nos sentimos prestigiados e podemos falar sobre nossa região e o Estado”, disse. Hely Tarquínio também ressaltou o objetivo de ajudar no processo de reconstrução de Minas. “Precisamos da harmonia dos Poderes e da compreensão de todos de que estamos dispostos a reconstruir Minas Gerais”.

O líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Humberto Carneiro, enalteceu a pluralidade de ideias debatidas no encontro. “Hoje ficou mais do que comprovada a importância dessas reuniões, onde pudemos ouvir o desejo de cada um em contribuir com o governo”, concluiu. Também estiveram presentes na reunião o secretário de Estado de Governo, Custódio Mattos, e o secretário-geral, Igor Eto.

________________________________________________________________________________________
Crédito

Free WordPress Themes, Free Android Games