Ofi
cina abordou sobre a medicamentação correta para os pacientes da terceira idade

Foto: Valter de Pauça/SecomPMU

        Melhorar a qualidade de vida das pessoas na terceira idade é o grande objetivo do Trem do Idoso – projeto desenvolvido pela Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa em parceria com a Atenção primária. A partir da estratificação de risco de cada um dos participantes, levando em consideração as necessidades individuais, serão criados os planos de cuidados diferenciados para cada paciente.

            Mas como falar em atenção aos idosos sem abordar o uso de medicamentos? Por isso, os médicos, enfermeiros e farmacêuticos da rede participaram de uma oficina, nesta segunda-feira (11), com o geriatra e consultordo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Edgar Nunes de Moraes, que pontuou o uso de vários medicamentos ao mesmo tempo e como isso pode atrapalhar no cuidado e tratamento.

            “Nosso trabalho é preparar a abordagem do idoso, encontrar aqueles que precisam de uma resposta diferenciada. Assim fazemos um plano de ação, a resposta adequada, para melhorar a vida do idoso. E o excesso de medicamentos, que em muitos casos são inapropriados, podem atrapalhar. Então, vamos reconhecer cada caso e ver se o melhor é substituir ou até mesmo suspender de acordo com cada caso, para melhorar a vida do idoso”, detalhou.  

O evento aconteceu no auditório Cícero Diniz, às vésperas da 2ª edição do Trem do Idoso, que busca identificar e cadastrar as pessoas que estão na terceira idade. Desta vez, o trabalho estará concentrado na população do setor leste. As atividades acontecem na terça-feira (12), das 8h às 13h, na Arena Sabiazinho.

Mutirão do Trem do Idoso

Nesta segunda fase do projeto, participam 17 unidades de saúde do setor leste. Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira, no dia do mutirão, cada unidade ficará responsável por levar dez idosos. “A atividade servirá de exemplo para as equipes de saúde, que deverão replicar o trabalho desenvolvido de acordo com a área de abrangência de cada unidade. O objetivo é que profissionais coloquem em prática a metodologia e façam o processo de identificação, cadastramento, avaliação e elaboração do plano de cuidados dos idosos”, explicou.

            Como o mutirão funcionará?

Ao chegar na Arena, o idoso passará pela 1ª estação, onde será submetido ao credenciamento e receberá a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Ali, começam as avaliações para identificar a classificação de risco de cada um. Da 2ª à 4ª estação, são feitas as verificações da condição da pessoa idosa, como cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), medida da panturrilha, avaliação da velocidade da marcha e a aplicação do Índice de Vulnerabilidade Clínico-funcional (IVCF-20)*.

Da 5ª à 12ª estação, serão abordados os cuidados com os idosos, como prevenção de quedas, uso de medicamentos, importância da alimentação saudável e da saúde bucal, entre outras orientações. (Confira no quadro abaixo mais informações sobre as estações).

        Entenda como será o atendimento em cada estação do Trem do Idoso


1ª estação  

Credenciamento: entrega do passaporte (crachá) e da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.



2ª estação

Cálculo IMC e Medida Panturrilha: a medida do perímetro da panturrilha esquerda é um bom parâmetro de avaliação da massa muscular, que está associada a maior risco de quedas, diminuição da força muscular e dependência funcional.


3ª Estação

Avaliação da Velocidade da Marcha: 
a VM é um bom teste da integração e do funcionalmente de diversos sistemas fisiológicos.


4ª estação

Aplicação do IVCF 20*:
 questionário que avalia o grau de fragilidade do idoso. Cada resposta equivale a uma pontuação. Ao final, a soma da pontuação reflete a condição de cada um.


5ª estação

Prevenção de Quedas:
 exemplificação de ambiente com fatores de risco (tapetes soltos, objetos no chão, etc) e mostra de ambiente adequado ( barras, luz sentinela,etc).


6ª estação  

Uso de Medicamentos:
 orientações quanto ao uso medicamentos e melhorar maneira de armazenamento.


7ª estação

Alimentação Saudável: 
orientação sobre como melhor os hábitos e a alimentação, além de degustação de alimentos saudáveis.


8ª estação

Direitos da Pessoa Idosa:
 orientações sobre os direitos na terceira idade, Estatuto do Idoso e demais a políticas específicas.

9ª estação

Saúde Bucal: orientações da higiene bucal e  utilização de prótese. Entrega de kit de higiene bucal.

10ª estação


Vigilância em Saúde: orientações sobre zoonoses e ISTs, além de imunização.


11ª estação

Cuidados Complementares: prática de auriculoterapia, reiki e distribuição de mudas de plantas.


12ª estação

Saúde em Movimento: aula de Zumba e dança circular.

*O IVCF-20 é um instrumento para identificação rápida do idoso, com aplicação de um questionário de 20 perguntas, que avalia a autopercepção da saúde, a realização de atividades diárias, cognição, humor, mobilidade, comunicação e presença de comorbidades múltiplas. Cada resposta equivale a uma pontuação e, ao final, a soma reflete o grau de fragilidade da pessoa idosa (divididos em baixa, moderada e alta vulnerabilidade clínica-funcional).