Divulgação Secom/Valter de Paula

O prefeito Odelmo Leão e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) assinaram, na manhã desta segunda-feira (18), na Sala de Reuniões do Centro Administrativo, o contrato de revitalização do Parque Estadual do Pau Furado, importante unidade de conservação ambiental, localizada próximo à comunidade de Tenda do Moreno. Por meio de uma contrapartida prevista para o licenciamento ambiental do Sistema Produtor de Água Capim Branco, a obra será custeada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O investimento é da ordem de R$ 686 mil.

As obras vão aprimorar a estrutura física para os frequentadores do parque. Serão realizadas melhorias na parte administrativa (escritório, anfiteatro, casa de apoio), além de paisagismo, pátio e equipamentos de segurança. “A Capim Branco é uma das maiores obras de saneamento do país e vai garantir segurança hídrica para o nosso povo e para as empresas que querem investir em Uberlândia. Essa medida compensatória do licenciamento vai beneficiar o Parque do Pau Furado, que é do Estado, e toda a população que frequenta o local”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

O projeto foi elaborado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e executado pelo Dmae, por meio da empresa Service Construções e Serviços Ltda (Sercon), vencedora do processo licitatório. “O Dmae além de estar construindo essa grande obra para garantir segurança hídrica ao nosso município esse cuidado com o meio ambiente é também de suma importância”, destacou Paulo Sérgio Ferreira vice-prefeito e diretor geral do Dmae.

Melhorias

O pátio (onde era o antigo curral da fazenda) terá o embarcadouro recuperado, além de receber piso de blocos, iluminação e placas com mapas das trilhas e informação aos visitantes. No escritório, haverá substituição do forro, piso e cobertura. O espaço também terá nova pintura e contará com portas de madeira. Sem contar melhorias na segurança, com a instalação 29 sensores de presença, entre outras benfeitorias no anfiteatro, casa de apoio e bicicletário.

Para a gerente do parque, Eliete Vilarinho, a reforma é essencial para garantir a qualidade e bem-estar dos funcionários, assim como o atendimento ao público. “Essa é uma demanda antiga porque, desde que o parque foi criado, a administração foi instalada onde era a antiga sede em uma casa de fazenda que foi adaptada. A gente fica extremamente feliz porque finalmente foi possível viabilizar a finalização da reforma da sede”, explicou.

O Parque

Criado em 2007, o Parque Estadual do Pau Furado (que abrange território dos municípios de Araguari e Uberlândia) conta com uma área total de 2,1 mil hectares. Conserva o bioma Cerrado, com pequenas intercorrências do bioma Mata Atlântica. Na área, já foram identificadas 932 espécies de fauna e flora.

O local ficou fechado por dois anos por falta de estrutura, mas foi reaberto no ano passado.  A visitação ocorre de terça a domingo e feriados, das 8h às 16h, limitada a entrada de visitantes até as 15h. De terça a sexta, o atendimento é realizado exclusivamente por agendamento prévio. Aos sábados, domingos e feriados o Parque atende ao público em geral e não necessita de prévio agendamento.

Capim Banco

O Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco foi projetado em 2012 e as obras tiveram início em 2015, coma primeira etapa está prevista para entrar em funcionamento em 2020. Junto aos atuais sistemas, vai ofertar água para 1,5 milhão de pessoas. Nesta primeira etapa, os investimentos são da ordem de R$ 300 milhões.