Comunicação Dmae

Mais uma propriedade está recebendo nesta semana o plantio de mudas por meio do Programa Buriti, realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Localizada na bacia do Rio Uberabinha, a Fazenda Santa Luzia ganhou 18 mil mudas de espécies nativas. Essa é uma das 16 áreas beneficiadas com as ações do programa em 2017/2018.
A propriedade, situada na região de Cruz Branca, próximo ao distrito de Tapuirama, conta com 92 hectares de área protegida e já recebeu 11,5 mil metros de cerca. De acordo com o vice-prefeito e diretor-geral do Dmae, Paulo Sérgio Ferreira, o trabalho é importante pois recompõe a vegetação do município.
“Os produtores rurais são, na verdade, nossos produtores de água. Afinal, a proteção e a recomposição das nascentes são fundamentais para manter os mananciais em quantidade e com qualidade para abastecer a nossa população”, destacou.
Até o final do período chuvoso, o Dmae vai concluir o plantio de 65 mil mudas de espécies nativas nas propriedades atendidas. Neste ano, além do plantio, foi feito cercamento e conservação de solo. Todo esse trabalho é feito sem custo para o produtor.

Programa Buriti

O Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do Ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação do Programa, já foram feitos mais de 420 mil metros lineares de cerca, plantio de 280 mil mudas, 4 mil horas-máquina e 5 mil hectares de área protegida.
Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae por meio de mensagem no Facebook, pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.