Foto: Araípedes Luz/SecomPMU

A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), finalizou o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. O levantamento mostrou que 5,2% das casas pesquisadas têm focos de reprodução do Aedes Aegypti – transmissor da dengue, zíka vírus, chikungunya e febre amarela. Embora o indicador seja inferior ao verificado no início do ano passado (6%), a situação reafirma o alerta vermelho para o risco de epidemia de doenças (dengue, zika, febre amarela e chikungunya). Uma situação que reforça a necessidade da população em realizar o descarte correto de lixo e em não manter objetos acumulando água em casa e no trabalho.

Os agentes percorreram todos os bairros da cidade. Dos 12.582 imóveis vistoriados, 76% dos criadouros foram encontrados nas residências. Deste percentual, 95% tinham focos nos quintais, com maior predominância para pneus (8,7%), vasilhas plásticas (8,6%), latas (7,5%), baldes (6,5%) e ralos (6,3%). Segundo o coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda, são números que reforçam mais uma vez a necessidade da comunidade se conscientizar e ajudar no combate ao mosquito.

“A pesquisa apontou uma grande quantidade de pneus em poder da comunidade que não são dispensados para a coleta de forma adequada. Realizamos um trabalho sistemático de coleta em borracharias e também estamos à disposição da comunidade para fazer a coleta nas residências. Os outros depósitos predominantes estão distribuídos de forma homogênea por todo o município, evidenciando que a população precisa ser parceira e contribuir para eliminar os criadouros”, enfatizou o coordenador.
Ações estratégicas

As altas temperaturas e as chuvas intensas de fim de tarde, características do verão, proporcionam o ambiente perfeito para a proliferação do mosquito. Do início do ano até o dia 11 de fevereiro deste ano,Uberlândia registrou quase dois mil casos de notificações de dengue, com uma maior concentração na região oeste, especialmente nos bairros Guarani, Tocantins, Luizote de Freitas, Taiamam e Jardim Patrícia.