Secom/PMU

Desde o início do mês, os mais de 330 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 de Uberlândia já começaram a ser entregues. Os contribuintes devem ficar atentos aos prazos e condições de pagamento. Quem quitar em parcela única até a primeira quinzena de abril pode obter descontos, que variam de 5% a 10%.

Neste ano, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, oferece três datas de vencimento para os pagamentos à vista do IPTU: 28 de fevereiro (com desconto de 10%), 29 de março (para desconto de 8%) e 16 de abril (para abatimento de 5% no valor total do imposto).

Depois desse período, é possível pagar o valor à vista, mas sem desconto, até 30 de abril. Já o parcelamento do imposto pode ser feito em até seis vezes, com o primeiro vencimento para 30 de abril. O carnê do IPTU de Uberlândia pode ser pago em toda a rede bancária credenciada junto à Prefeitura e nas casas lotéricas.

2ª via do carnê

O diretor de Receitas da Secretaria Municipal de Finanças, Geraldo Magela de Sousa, orienta que o contribuinte sempre deve conferir os dados constantes no documento. “Temos muitos casos de mudança de endereço que não é comunicada à Prefeitura. Então, ao receber o carnê em casa, abra a guia, veja se está no seu nome, se os dados da propriedade batem com o imóvel. Se não estiver correto, o contribuinte deve descartar aquele carnê e pedir uma segunda via”, informou.
Para emitir a segunda via do carnê, basta acessar o portal da Prefeitura de Uberlândia e clicar no link IPTU 2019 localizado na página principal do sítio eletrônico. A guia também pode ser emitida pela equipe da Plataforma de Atendimento existente no piso térreo do Centro Administrativo Virgílio Galassi. Para obter o serviço, é preciso marcar um horário por meio do agendamento online.

Datas de vencimento

Data de vencimento da parcela única do IPTU 2019 Desconto
28/02 10%
29/03 8%
16/04 5%

Mais informações sobre o IPTU 2019 podem ser conferidas no Diário Oficial do Município.