Ascom/PMA

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Saúde e em parceria com IMEPAC – Instituto Master de Educação Presidente Antônio Carlos, realizaram essa semana o Trote Solidário para conscientização de doação de sangue.

O trote é uma Blitz Educativa que acontece nos dias 14 e 15 de março no semáforo em frente ao IMEPAC. Na blitz, os alunos da faculdade entregam folders explicando aos motoristas sobre as normas para doação de sangue, esclarecem algumas dúvidas e incentivam as pessoas a comparecerem ao PACE – Posto Avançado de Coleta Externa para doarem sangue.

É necessário observar alguns critérios para doação de sangue como: pesar mais de 50 kg, ter idade entre 18 e 67 anos (no caso de menores de idade, devem estar acompanhados do pai, mãe ou responsável), não estar em jejum, não consumir bebida alcoólica nas últimas 24 h e portar documento com foto. Existem algumas restrições para pessoas que não podem ser doadores: ter feito tatuagem ou colocado piercing no período do último ano, ter realizado cirurgia no último ano, mulheres em período de amamentação e alguns outros impedimentos que são relatados durante a entrevista clínica.

O Secretário de Saúde, Guilherme Afonso, falou da Blitz Educativa e do incentivo a doação de sangue. ”É importante incentivar a população a doar sangue. A Blitz realizada pelos alunos é uma forma de esclarecer algumas dúvidas e promover a doação de sangue em Araguari”, disse.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) chamou a população para continuar fazendo suas doações de sangue. “Se você está dentro dos requisitos solicitados, seja um doador! Precisamos ter esse pensamento solidário, pois nós mesmos, um dia, podemos precisar de sangue. Sangue é vida! Com sua doação, você pode salvar até 04 vidas,” finalizou.

Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue. Existem quatro tipos sanguíneos: A, B, AB (Receptor Universal) e O (Doador Universal).