A rebelião no Ceará é muito estranha, pois o sr. Camilo Santana (PT) já governa o estado há 4 anos. Fui procurar por sua atuação na área de Segurança no Ceará e encontrei um artigo de Thiago Paiva de 19/03/2018 no Jornal O POVO online (https://www.opovo.com.br > 2018/03 > c , cujo título já é auto explicativo, Opinião: “As forças do (não) querer de Camilo Santana”. O primeiro parágrafo do autor é muito elucidativo e diz: “Impressiona o discurso retórico do Governador Camilo Santana (PT) quando o assunto é segurança pública”.
“O Estado não vai recuar um milímetro sequer no combate à criminalidade. Muito pelo contrário, para cada ação criminosa, intensificaremos nossas ações de combate. As forças de segurança têm meu apoio irrestrito. O crime não irá nos intimidar”
Esta afirmação do Governador Camilo ocorreu há dois anos em 2016, durante onda de ataques registrada no Estado, ordenada de dentro dos presídios. Estas ações foram desencadeadas devido à Lei cearense 15.984 (operadoras bloquearem celulares). A proposta descabida considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. O Senado Federal aprovou Lei complementar que obriga a instalação de bloqueadores em todos os presídios do país. O artigo ainda diz que a Lei, na teoria, foi uma saída para não arcar com o estorvo da interferência na dinâmica das facções. O artigo é muito bom e desmascara o governador que agora nas entrevistas destes atentados, diz que fez tudo para enfrentar o crime. Será?

Tania Tavares
Professora