Secom/PMU

A cultura de produção artesanal de cerveja encontrou na administração municipal uma grande parceira por meio do Programa Municipal de Fomento ao Setor Cervejeiro (Lei 12.801/2017). Por isso, no próximo domingo (16), a Prefeitura de Uberlândia apoiará o 1º Curso de Cervejas Caseiras, realizado pela Associação dos Cervejeiros do Triângulo Mineiro, no Mercado Municipal.

Voltado aos entusiastas e amantes da bebida que ainda a produzem por hobby e sem fins de comercialização, o evento tem o objetivo de capacitar e apresentar técnicas de produção aos interessados. As inscrições são limitadas e devem ser feitas por meio do telefone (34) 99795-6324. Os participantes deverão utilizar um ingrediente típico do cerrado nas receitas que produzirão.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz, o curso vai ao encontro de um dos pilares do programa municipal de fomento ao setor cervejeiro: a capacitação. “Essa é uma atividade que tem crescido em Uberlândia. São vários os investimentos feitos aqui por cervejeiros nos últimos meses e é nosso trabalho buscar e promover melhorias”, afirmou.

Crescimento

Desde que o Programa Municipal de Fomento ao Setor Cervejeiro foi sancionado pelo prefeito Odelmo Leão, em 2017, já foram instaladas ou consolidadas em Uberlândia 11 micro-cervejarias que, juntas, estão investindo R$ 21 milhões na cidade.

O acompanhamento feito pelo município mostra também que as fábricas locais já permitem a produção de 67 rótulos de cervejas artesanais. Uma gama de estilos e opções que, consequentemente, levou ao crescimento vertiginoso da capacidade de fabricação artesanal local – que deve saltar de 312 mil litros/ano em 2016 para quase 1 milhão de litros/ano no fim deste ano.