Cleiton Borges/Secom-PMU

Cerca de três mil mudas de árvores de diversas espécies nativas do Cerrado (como ingá, embaúba, mangue, mutambo, pororoca, jacarandá e ipês roxo, amarelo e branco) começaram a ser plantadas hoje (14) no Parque da Longevidade, no bairro São Lucas. O objetivo da ação é revitalizar a área verde do local e aumentar o trecho de mata ciliar às margens do Córrego do Óleo.

O plantio, encabeçado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, aindacontou com a ajuda de alunos da Escola Municipal Professora Maria José Mamede Moreira, representantes do Grupo de Escoteiros, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar de Meio Ambiente, do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Uberlândia.

A aluna do 4º ano Maria Vitória Nogueira Rosa, de 10 anos, fez questão de colocar as mãos na terra e ajudar a plantar algumas mudas. “É uma sensação muito boa. Acho que vai ficar muito bonito e ajudar nossa natureza”, disse.

Sustentável

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior, o trabalho não irá parar por aqui. A equipe ainda deve plantar mais algumas mudas em espaços públicos da cidade até o final do ano. Além disso, a ação vai continuar no próximo ano durante o período chuvoso, época mais propícia para o plantio.

“O compromisso da gestão do prefeito Odelmo Leão é colocar o verde novamente na cidade de forma sustentável e organizada. Para isso, nós estamos plantando espécies arbóreas adequadas em locais devidos. Nosso objetivo aqui no Parque da Longevidade é preservar a biodiversidade, melhorar a qualidade da água do Córrego do Óleo adensando a mata ciliar, e também proporcionar à população melhores condições de utilização do espaço público”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior.