Gov.MG – Foto: Presépio no município de Bueno Brandão || Maria Ameliadini

Municípios mineiros podem se cadastrar no site até dia 30 de novembro. Exposição e visitação serão consideradas na pontuação do ICMS Patrimônio Cultural

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) promove a terceira edição do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais, em parceria com os municípios mineiros.
Para participar, as cidades devem se cadastrar no site www.iepha.mg.gov.br até o dia 30 de novembro. A exposição e a visitação serão parte da contabilização da pontuação do ICMS Patrimônio Cultural.
Com essa ação em conjunto, os municípios criam um roteiro de visitação em todo o território de Minas, compartilhando seus presépios residenciais e comunitários. No ano passado, 295 presépios e lapinhas foram cadastrados, com a participação de 127 municípios.
Após o cadastramento, os presépios serão reunidos em um guia online, disponibilizado no site do Iepha-MG

Tradição da cultura mineira
Em Minas, a tradição dos presépios está presente desde o século 18, com muitos deles montados nos chamados oratórios-lapinhas, encontrados nas regiões de Santa Luzia e Sabará. Tradicionalmente, o dia de desmontar o presépio, a árvore de Natal e toda a decoração é 6 de janeiro, quando se celebra o Dia de Reis.