Secom/PMU

Para celebrar o aniversário de 36 anos do Parque do Sabiá, comemorado hoje (7), a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) preparou um programação repleta de atividades para o fim de semana. Destaque para o ‘Desafio do Parque’, que será realizado no domingo (11), com largada às 8h, na ponte do Parque. A prova de 7 km em trajeto misto (asfalto e terra) e integra o Circuito de Corridas Futel. Ainda para celebrar a data, no sábado (10), será realizado um jogo amistoso entre os times sub-15 da Futel e do Uberlândia Esporte Clube (UEC), às 8h, no campo Sabiazinho.
Também no sábado, das 8h às 12h, a criançada, poderá se divertir em uma pista de corda, que será montada pelo 36° Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército (36º BIMec) próxima ao Mundo da Criança, ou conhecer de perto o ‘Guarani’, veículo blindado para transporte de militares em guerra.
O Parque do Sabiá é visitado diariamente por mais de 5 mil pessoas e as crianças fazem parte da vida deste espaço tão importante para a nossa cidade. “Teremos também, neste sábado, um treino de corrida de orientação pela mata e trilhas do parque, que contará com a presença de filiados dos Clube de Orientação do Triângulo Mineiro (Cotrim)”, destacou Silvio Soares dos Santos, diretor geral da Futel.
Silvio lembrou ainda das visitas guiadas que poderão ser feitas no zoológico e aquário. “Será uma oportunidade que as pessoas terão para conhecer as espécies que os dois locais têm em cativeiro.”

Futebol de campo

Outros eventos que integram as festividades de aniversário do parque são as finais da Copa Futel de Futebol de Campo. Os jogos serão no domingo (11), no Estádio Parque do Sabiá, às 8h, entre Osvaldo Rezende x Bandeirantes (Máster), e às 10h, entre Borússia Dortmund x Santa Maria (Adulto). “Boa parte desses dois campeonatos aconteceram nos campos dentro do parque. Agora, como forma de premiar os jogadores, vamos realizar as finais no Estádio Parque do Sabiá, que é o oitavo maior do Brasil”, concluiu Silvio Soares.
O Parque do Sabiá nasceu do sonho do ex-prefeito Virgílio Galassi e seus amigos Paulo Ferolla (também ex-prefeito) e Cícero Naves (ex-conselheiro da Futel), que imaginavam um espaço onde a população tivesse acesso gratuito às atividades de lazer, esporte e qualidade de vida. A construção foi iniciada à beira de uma das cinco nascentes existentes no local, sendo que 70% da vegetação existente foi formada a partir do plantio de mudas de árvores do cerrado, em pequenos cestos de bambu.
Para receber a população, foi feito um grande lago artificial, que recebeu, na época, inúmeras espécies de peixes comuns nos rios da região. Para a prática esportiva, foram construídos um campo gramado com medidas oficiais e um grande vestiário. Já para o lazer dos visitantes, o parque recebeu uma piscina de 50 metros, outra de 25 metros, espaços para realização de piqueniques e ainda um zoológico, que possui atualmente cerca de 200 animais de 50 espécies, além de receber aproximadamente 10 mil visitantes por mês.
O aquário municipal, com seus mais de 2 mil peixes também está localizado dentro do Parque do Sabiá e foi inaugurado durante a gestão do ex-prefeito Paulo Ferolla. O local recebe mais de 8 mil pessoas por mês.

Com uma área de 1.850.000 m², que abrange um bosque de 350.000 m² de área verde, o parque recebe atualmente uma média diária de 5 mil pessoas e é considerado um dos principais pontos de turismo, lazer, esporte e qualidade de vida de Uberlândia pelos visitantes.

Sábado (10)

8h – campo Sabiazinho – Amistoso sub-15 Futel x Uberlândia Esporte
8h – Saída da Arena Park – Corrida de Orientação promovida pelo COTRIM
8h – Próximo do Mundo da Criança – Pista de Corda e apresentação do blindado Guarani do 36º BIMec
8h – Aquário – Visita guiada
8h – Zoológico – Visita guiada

Domingo (11)

8h – Largada na ponte do Parque do Sabiá – Corrida ‘Desafio do Parque’ com participação de mais de 350 corredores
8h – Estádio Parque do Sabiá – Final da Copa Futel de Campo Máster entre Osvaldo Rezende x Bandeirantes
10h – Estádio Parque do Sabiá – Final da Copa Futel de Campo Adulta entre Borússia Dortmund x Santa Maria

Free WordPress Themes, Free Android Games