Marco Crepaldi – Secom / PMU

Dezenas de trabalhos de escolas de educação infantil e de ensino fundamental estão expostos para visitação pública na feira Brincando e Aprendendo, mais uma atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT Uberlândia 2018, que teve início nesta semana. Os projetos podem ser conferidos até esta sexta-feira (19), no bloco 5R do Campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A SNCT é realizada pela Prefeitura de Uberlândia, UFU e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Para a pedagoga Fernanda Ferreira, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Cornélia Yara Castanheira, a feira Brincando e Aprendendo se tornou uma oportunidade de mostrar o trabalho feito na unidade escolar. O tema da SNCT deste ano, “Ciência para a redução das desigualdades”, aborda o combate às desigualdades, algo já trabalhado na Emei. Para o evento, foi levada uma reprodução da obra “Mulher em frente ao espelho”, de Pablo Picasso. A tela da época do movimento cubista é de uma jovem se olhando no espelho, em que a imagem física refletida não é realmente a dela, demonstrando o seu estado emocional depressivo. “O convívio com alguém deveria ser como se olhar no espelho. Assim trataremos o outro como gostaríamos de sermos tratados”, disse a pedagoga, uma das idealizadoras do trabalho.

Outro recurso usado pela equipe da Emei Professora Cornélia, localizada no bairro Segismundo Pereira, foi o beyblade, uma espécie de batalha de piões. No jogo tradicional, os participantes lançam seus piões e o último a ficar em pé é o vencedor. No estande da escola, a situação foi invertida. Um aluno joga um pião para o seu concorrente e, mesmo assim, torce para que seja o último a cair. “Isto promove iniciativas como trabalho em equipe, autocontrole, perseverança e senso de prestatividade”, explicou Fernanda Ferreira.