Imagem: Pixabay

Da próxima sexta-feira até domingo, dias 12 a 14 de outubro, os auditórios 2A, 4K e 8C do Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) serão palco de muitos debates e apresentação de informações importantes a respeito de um inseto cuja redução populacional vem ameaçando a produção de alimentos no mundo para as gerações futuras. Iniciado em 1994 e promovido em 11 edições pela Universidade Federal de São Paulo (USP) no Campus Ribeirão Preto, o Encontro Sobre Abelhas desta vez está sob responsabilidade da UFU e terá programação com 12 simpósios e quatro plenárias. Já está confirmada a participação de mais de 300 pesquisadores e alunos de várias partes do Brasil, da Europa e de países como Estados Unidos, Chile e Argentina.
A coordenação está a cargo da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais (PPGECRN), o Programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica (PPGGB) e a Escola Técnica de Saúde (Estes). A colaboração da USP se dará por meio dos programas de pós-graduação em Entomologia, em Biologia Comparada e em Genética.
Este é o principal evento científico sobre pesquisas com abelhas realizado no Brasil. Em todas as suas últimas edições, o encontro sempre reuniu mais de 400 participantes e teve a apresentação de diversos simpósios e conferências plenárias por parte dos maiores especialistas do mundo em suas respectivas áreas. “Sem dúvida, é uma grande oportunidade para toda a comunidade científica envolvida com estudos de abelhas conhecerem alguns dos principais nomes da pesquisa mundial sobre estes insetos”, resume a professora Solange Cristina Augusto, da equipe do PPGECRN e presidente da Comissão Organizadora. Ela acrescenta que esta edição possui como homenageado especial o Dr. Warwick Estevam Kerr, falecido no último dia 15 de setembro