Marco Crepaldi – SECOM/PMU

A 12ª edição dos Jogos Escolares Municipais (Jemu) foi oficialmente encerrada na tarde desta quarta-feira (10). A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a entrega dos troféus às escolas de melhor colocação geral. A cerimônia aconteceu no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo, e contou com a presença de estudantes, professores e da secretária Célia Tavares.

Este foi o segundo ano consecutivo de realização do evento esportivo. Foram sete fins de semana de intensa disputa entre três mil alunos de 40 unidades. Ao todo, a competição contou com 425 jogos, em modalidades como futsal, damas, atletismo, handball e queimada.

A secretária responsável pela pasta, Célia Tavares, explicou que os jogos proporcionam um envolvimento saudável entre toda a comunidade estudantil. “Para os alunos, é um momento de muita alegria. Há também uma motivação muito grande das escolas, em um projeto que envolve muita logística e responsabilidade, mas que é recompensado de muitas maneiras”, destacou.

Novos talentos

Foram premiadas nove escolas. Destas, três eram da zona rural. Da zona urbana, ganharam troféus as três unidades mais bem colocadas de primeiro ao quinto ano e escolas de sexto a nono ano do ensino fundamental.

Israel Coelho Guimarães, do sexto ano da Escola Municipal Domingos Pimentel de Ulhôa foi apontado como um dos grandes destaques do torneio, com 17 gols assinalados no futsal. “Eu acho que consegui porque treino bastante. Os jogos são um momento muito legal. A gente se diverte, por isso que esperamos o ano inteiro para chegar”, contou.

Outro destaque foi o garoto João Victor Guimarães, do quinto ano da Escola Municipal Dom Bosco. O atleta foi um dos melhores na disputa envolvendo escolas da zona rural. Apesar de estar feliz com a premiação, ele disse que o ápice do sentimento acontece dentro das quadras. “A emoção maior é na hora do jogo. É muito bom ganhar. A melhor parte é fazer o gol, a gente se sente muito bem”, relatou.

Confira as escolas vencedoras:

Zona Rural:
1º lugar: Escola Municipal Dom Bosco
2º lugar: Escola Municipal Professora Maria Regina Arantes Lemes
3º lugar: Escola Municipal Antonino Martins da Silva

Zona Urbana (1º ao 5º ano):
1º lugar: Escola Municipal Inspetora France Abadia Machado Santana
2º lugar: Escola Municipal Presidente Itamar Franco
3º lugar: Escola Municipal Valdir Araújo

Zona urbana: (6º ao 9º ano):
1º lugar: Escola Municipal Domingos Pimentel de Ulhôa
2º lugar: Escola Municipal do bairro Shopping Park
3º Escola Municipal Professora Cecy Cardoso Porfí