Valter de Paula – Secom PMU

Uma manifestação religiosa e cultural sagrada para milhares de uberlandenses chegará ao auge da sua celebração nos próximos dias. A 142ª edição da Festa do Congado promete tomar o centro da cidade com uma diversidade de cores e cânticos. Domingo (20) e segunda-feira (21), mais 15 mil pessoas devem passar às proximidades da Igreja de Nossa Senhora do Rosário para participar do festejo, protagonizado por 24 grupos.

A tradição em louvor à Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito é tão significativa para a história e evolução do município que foi registrada pelo prefeito Odelmo Leão como Patrimônio Imaterial Municipal em 2008. Dez anos depois disso, a festa continua a ter, mais uma vez, apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Programação

No domingo, como acontece em todos os anos, os ternos sairão de seus bairros pela manhã e se concentrarão na rua Prata. Após as 8h, os devotos desfilarão por vias como a avenida Floriano Peixoto até chegarem à praça de Nossa Senhora do Rosário. Os louvores estão previstos para acontecer até por volta das 23h.
Na segunda-feira, os grupos fazem visitas aos festeiros até o fim da tarde. A partir das 19h, voltam à praça para a descida dos mastros das entidades, considerada o encerramento da festa.

AUGE DA FESTA

A festa teve início oficialmente no dia 8 de julho, com a cerimônia de Bênção das Bandeiras. Desde então, os ternos de Congado visitaram os devotos, rezaram terços e promoveram leilões beneficentes em vários locais da cidade.
Para o diretor de eventos e projetos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, organizadora da celebração, a expectativa para coroar a festa é a melhor possível. “Nós trabalhamos ao longo de todo ano em prol da tradição, mas esses dois dias são o grande momento, o ápice de nossa fé. É um período especial para todos nós”, explicou Rubens Aparecido Assunção.
142ª edição da Festa do Congado:
domingo (14), das 8h às 23h
segunda-feira (15), a partir das 19h
Praça de Nossa Senhora do Rosário, no Centro
Participação aberta a toda comunidade