Serifa/Comunicação

Letícia Batista, 15 anos, é jovem aprendiz no Bretas há quatro meses
No Brasil são 13,7 milhões de pessoas desempregadas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Programa Jovem Aprendiz é a porta de entrada para o mercado de trabalho de muitos jovens em idade produtiva que buscam o primeiro emprego.
De acordo com dados de última pesquisa do Ministério do Trabalho, mais de 124 mil jovens foram contratados como aprendizes em 2018, no país. Os setores que mais admitiram foram o da indústria da transformação e o do comércio. Dos 124.730 aprendizes, 11.446 foram admitidos em Minas Gerais. Em Uberlândia, na rede de supermercados Bretas são 48 jovens aprendizes distribuídos nas dez lojas na cidade.
Letícia Batista faz parte desse número. Ela tem 15 anos e está no Bretas há quanto meses, trabalhando nos serviços de supermercado, que consistem na embalagem, reposição, devolução de mercadoria nas gôndolas e em todo o apoio da operação. A jovem estuda no primeiro ano do ensino fundamental. “Eu gosto de trabalhar no supermercado. Aqui está sendo o meu primeiro emprego”, conta.
Marcos Vinícius Oliveira, de 16 anos é estudante do primeiro ano do ensino fundamental. Há quase um ano no Bretas, ele ressalta porque gosta do trabalho que realiza. “Aqui faço de tudo um pouco e isso em permite ter várias experiências”, disse.
Para o gerente de lojas Bretas, Luciano Santos, há vantagens em ter menores aprendizes, porque eles têm muita disposição para aprender e facilidade no aprendizado. “Podemos contar com eles em diversos setores da loja, com exceção de perecíveis, porque eles não podem utilizar máquinas e trabalhar em locais de insalubridade. Mas, eles têm uma cabeça aberta para as recomendações que passamos e nos ajudam muito no atendimento aos clientes, além, de se desenvolverem para o futuro”, afirma.
Como participar do programa Jovem Aprendiz?