Ascom/PMPM

A manhã de sábado (15) foi de tempo fechado em Patos de Minas, mas mesmo chuvoso, mais de 350 voluntários foram para as ruas da cidade e realizaram ações no Dia Mundial da Limpeza. Três pontos foram escolhidos pela coordenação do movimento para receberem as ações: Orlas da Lagoa Grande e Lagoinha e Parque do Mocambo. Além das orlas, as ruas e canteiros centrais de avenidas no entorno das orlas também foi recolhido lixo jogado no chão.

Escoteiros do grupo São Francisco, ativistas de entidades e conselhos ambientais, Ministério Público, voluntários do Rotary Clube, Interact, Rotaract, universitários e representantes do Unipam, IFTM e FPM, Policiais Ambientais, membros do Corpo de Bombeiros, alunos de escolas municipais parceiros ambientais do Município e servidores do IEF e da Prefeitura de Patos de Minas, além de membros da sociedade e de associações de moradores se mobilizaram para retirar lixo das orlas, de dentro das lagoas e cursos de água e dos canteiros de praças e avenidas. Diversos objetos como garrafas de vidro e PET, roupas, bitucas de cigarro, latas, garrafas canudinhos, papéis e papelões, embalagens plásticas, material de isopor, restos de alimentos e, até um vaso sanitário, que deveriam estar em lixeiras ou descartados de forma regular foram retirados dos espaços públicos. A ação será avaliada ainda esta semana numa reunião promovida pelos organizadores do movimento em Patos de Minas.

Movimento Mundial

O Dia Mundial da Limpeza, conhecido internacionalmente como “World Cleanup Day”, aconteceu pela primeira vez em Patos de Minas e trata-se de um evento onde pessoas de vários países organizam mutirões de limpeza nas cidades onde moram. A ideia é fazer parte de um movimento mundial, onde pessoas de mais de 150 países se unem no dia 15 de setembro para limpar os locais onde moram ou convivem. No Brasil, mais de 600 municípios participaram das ações do evento que já tem 26 anos de existência.