Ascom/PMA

Com o início de mais um período chuvoso e a elevação da temperatura, os araguarinos devem ter os cuidados redobrados para evitar proliferação e aumento de casos zika, dengue e chikungunya.
É preciso que a população se mobilize para eliminar os locais que possam acumular água e assim propícios criadores do mosquito Aedes aegypti, como: lixos domésticos tais como eletrodomésticos, eletrônicos, garrafas pets, sacolas, pneus, vasilhames, tampinhas, entulhos entre outros descartados de maneira incorreta.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesse período os focos do Aedes aegypti se multiplicam. “O mosquito leva de sete a dez dias para se desenvolver do ovo à forma adulta. É muito rápido. Por isso, precisamos agir imediatamente”, alertou a Secretária, Iara Borges.

“A maneira mais eficaz de prevenir as doenças que o mosquito pode transmitir à população é impedir o ciclo de reprodução do Aedes. O inseto coloca seus ovos apenas em recipientes que acumulam água, por isso é tão frequente em épocas de chuvas. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito”, destacou o Secretário de Serviços Urbanos, Rodrigo Costa Ferreira.

A Prefeitura reforça ainda que é importante manter o quintal limpo, sem acúmulo de materiais que possam reter água e de permitir a visita dos agentes de combate a endemias do município em residências, quintais e terrenos particulares. A população também deve ficar atenta aos sintomas como dores de cabeça, febre e dores no corpo. Ao notar os sintomas é importante procurar atendimento médico.

“Estamos em uma guerra constante contra a dengue, mas é preciso lembrar que, apesar de todas as medidas que estamos adotando, a maior arma contra a doença é a população fazendo a sua parte”, disse o Prefeito Marcos Coelho (MDB).