Comunicação Dmae

As ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) não param. Só na última semana, mais de 700 alunos de escolas municipais, estaduais, da rede particular e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participaram das atividades desenvolvidas pela iniciativa. Foram realizadas palestras, jogos e teatro de fantoches, além das vistas às Estação de Tratamento de Água (ETA), Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Fazendinha Buriti.

Durante as apresentações, independentemente da idade, os estudantes sempre se surpreendem com a experiência de conhecer, por exemplo, como é o caminho percorrido pela água – desde o rio (captação) até chegar à torneira das casas – ou ainda como é feito o tratamento do esgoto. “Saber como funciona todo esse processo ajuda na conscientização em relação à preservação do meio ambiente. Quando a criança ou até mesmo o adulto vê todo o trabalho realizado na ETA, entende e se sensibiliza sobre a necessidade, por exemplo, de se fazer o uso adequado da água”, explica Ana Paula Carvalho, supervisora de projetos educacionais do Dmae.

Atividades

Outra atividade que chama bastante atenção dos alunos é a visita à Fazendinha Buriti, do produtor rural Marcos Casassanta. Lá as crianças descobrem qual a rotina de uma fazenda, osantigos costumes e o trabalho nos dias atuais. “Os alunos se encantam com os animais, com o espaço todo além é claro de verem na prática o reaproveitamento da água, o manejo correto e o biodigestor”, conta Ana Paula.