Ascom/PMU

A Prefeitura de Uberlândia continua investindo na informatização para facilitar a vida do contribuinte. Nesse sentido, desde junho desse ano, está disponível o Portal de Negociação (clique aqui para conferir). A ferramenta que permite que os contribuintes e as empresas possam negociar débitos de tributos e multas em variadas condições pela internet. O sistema foi elaborado para facilitar a vida da população e, na prática, informatizar serviços que antes só podiam ser requeridos presencialmente no Centro Administrativo Municipal.

A partir desta ferramenta, o cidadão pode realizar todo esse processo do conforto de casa ou da empresa. O sistema online desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Finanças tem uma interface dinâmica e de fácil uso. Dentro do portal, os contribuintes e as empresas encontrarão opções para, por exemplo, consultar as dívidas existentes, simular parcelamentos em diversos cenários e imprimir guias para pagamento com código de barra. Também contarão com uma seção em que será possível sanar qualquer dúvida freqüente em relação ao tema.

Como funciona

Para acessar as funções no portal, entretanto, o contribuinte pessoa física interessado em negociar terá de validar o acesso utilizando dados de um cadastro previamente já realizado na Plataforma de Atendimento da prefeitura. Já o contribuinte pessoa jurídica irá utilizar para validação o mesmo cadastro realizado para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Nota Fiscal Avulsa (NFa). Caso não tenha esse cadastro, basta que agende um horário e vá ao Centro Administrativo – munido de documento de identificação pessoal – para efetuá-lo.

“Esse é mais um projeto que, por determinação do prefeito Odelmo Leão, implantamos para beneficiar o povo. Pelo portal, vamos evitar que as pessoas precisem se deslocar e enfrentar filas. Ou seja, o formato traz muito mais comodidade e agilidade para todo o processo. São questões que estamos buscando por meio do programa Gestão Total, responsável pela modernização do sistema público para aumentar a eficiência e retomar a credibilidade da administração pública”, explicou o secretário municipal de Finanças, Henckmar Borges.