Ascom/CMU

Vinte e oito nomes, entre pessoas e empresas, serão homenageados, na noite da próxima terça-feira, 21, com a Comenda Alexandrino Garcia. A honraria, instituída em junho de 2004 pelo Legislativo municipal, através proposição do vereador Antônio Carrijo (PSDB) é entregue a cidadãos e corporações que tenham contribuído com o desenvolvimento socioeconômico de Uberlândia. A solenidade é promovida pela Câmara Municipal e neste no será realizada na Casa Garcia, no bairro Granja Marileusa, zona leste da cidade.

Cada vereador tem a possibilidade de indicar um nome, e o Grupo Algar, cujo fundador empresta o nome à honraria, indica dois nomes. Entre os homenageados deste ano, estão a empresária Luiza Helena Trajano, que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza e outras empresas integradas a sua holding; Alair Martins do Nascimento, presidente e fundador do grupo Martins; a Alsol Energias Renováveis, primeira empresa a fazer parte da Algar Ventures, iniciativa do Grupo Algar com o intuito de identificar empreendedores e parceiros com negócios inovadores e soluções disruptivas para investimentos, dentre outros.

Para o presidente do Conselho de Administração do Grupo Algar, Luiz Alberto Garcia, a homenagem é importante porque dá a pessoas e empresas parceiras do grupo e que contribuem com a cidade o merecido reconhecimento. “As coisas na Algar são longevas e esperamos que a comenda se torne eterna. Temos muito prazer em fazer essa solenidade”, afirmou.

Alexandrino Garcia

Alexandrino Garcia veio de Portugal para Uberlândia em 1919 e, em 1945, fundou a empresa Irmãos Garcia. Nove anos mais tarde, em 1954, instaurou na cidade a Companhia de Telefones do Brasil Central (CTBC), com o objetivo de melhorar o serviço de telefonia em Uberlândia e região.
Em 1972, o empresário foi outorgado pelo governo de Portugal com a insígnia de Comendador pela ordem do Infante D. Henrique e, oito anos depois, foi agraciado com a Comenda Augusto César pelo município de Uberlândia.

Homenageados de 2018:

Adair José Batista, Alair Martins, Alli Logística Integrada, Aloysio Moreira da Costa, Alsol Energias Renováveis, Ana Paula Junqueira, Chafi Caram Nasser, Cláudia Helena Tavares, Dilma Rousseff, Divani Ferreira dos Santos e Souza, Dryele Fernandes Pedrosa, Fausto Santos Ferreira, IGEP – Instituto de Gastroenterologia, Endoscopia e Proctologia, Laerte Delfino Magalhães, Leandro Nazareth Souto, Lúcia Helena de Farias, Luiza Helena Trajano, Modesto Ponciano Freitas, Neilton Oliveira Gonzaga, Paulo Roberto Andrade Cunha, Paulo Sérgio Quagliato, Pérsio José de Oliveira, Ronnie Vieira, Saborella Salgados, Settrim – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Triângulo Mineiro, Vanderlei Antônio Gomes e o deputado federal Weliton Prado.