Ascom/PMA

No último dia 10 houve a solenidade de abertura do Curso de Extensão do Programa Educação do Campo / Projeto Escola da Terra, o curso acontecerá nas dependências da UFU – Universidade Federal de Uberlândia e atenderá professores que atuam nas Escolas Rurais Municipais.

O programa é do Ministério da Educação e oferece formação continuada a professores que lecionam nas unidades rurais.

O programa – O Escola da Terra compreende quatro ações: formação continuada e acompanhada de professores que trabalham com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas multisseriadas no campo e em escolas quilombolas, além dos assessores pedagógicos que terão a função de tutores; oferta de materiais didáticos e pedagógicos; monitoramento e avaliação; gestão, controle e mobilização social.

“Educadores e tutores da Secretaria de Educação, terão curso de aperfeiçoamento com carga horária mínima de 180 horas. A formação terá dois períodos – a frequência no curso denominada tempo-universidade e outro para as atividades realizadas em serviço (escola-comunidade) que será acompanhada por tutores. A qualificação dos docentes será de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior que aderirem ao programa, no caso a UFU”, destacou o Secretário de Educação, José Carlos M. Oliveira.