Ivan Santos*

A mudança de hábitos de leitura que sacode o mundo chega forte no Brasil e causa mudanças radicais no jornalismo impresso. Nesta semana, segundo informou  o jornalista Anderson Scardeolli no Site Comunique-se , a empresa de comunicação comandada pela família Civita anunciou que trabalha com os recursos que tem para “garantir a própria saúde operacional” e decidiu enxugar as operações para reduzir custos e sobreviver. A mudança anunciada foi o fechamento de vários veículos tradicionais e a demissão de mais de 200 funcionários. Pelo menos 11 veículos de comunicação impressa foram fechados: Arquitetura & Construção, Bebê.com.br, Boa Forma, Casa Claudia, Casa.com.br, Casa Cor, Cosmopolitan, Elle, Minha Casa, Mundo Estranho e Veja Rio. Assas publicação foram encerradas pelo Grupo Abril, um dos maiores da comunicação impressa no País. Num comunicado divulgado na segunda-feira passada a direção da Editora Abril informou que a estratégia tem por fim principal garantir a saúde operacional da empresa num momento de profundas e fortes transformações no processo de comunicação humana e de crise econômica prolongada e persistente. O mercado da comunicação social está em forte transformação e as pessoas envolvidas na crise ainda não se definiram sobre novas formas de relacionamentos sociais. A Editora Abril não abandonou o jornalismo como meio de divulgação de informações de interesse público. Apenas procura adaptar a prática à realidade da sociedade em transformação e reduzir custos e prejuízos. Em comunicado ao público nacional a nova diretoria da Editora Abril informou que o “processo tornou-se obrigatório dentro das circunstâncias impostas por uma economia e um mercado substancialmente menores do que os que trouxeram a Abril até aqui.Com isso, a empresa passará a concentrar seus recursos humanos e técnicos em suas marcas líderes: VEJA, VEJA SÃO PAULO, EXAME, QUATRO RODAS, CLAUDIA, SAÚDE, SUPERINTERESSANTE, VIAGEM E TURISMO, VOCÊ S/A, VOCÊ RH, GUIA DO ESTUDANTE, CAPRICHO, MDEMULHER, VIP e PLACAR. Marcas que somam audiência qualificada de 125 milhões de visitantes únicos por mês e 5,2 milhões de circulação nas versões impressa e digital por mês, além de centenas de eventos”.

*Jornalista