Valter de Paula – Secom / PMU

Qualquer recipiente que acumule água parada é um abrigo em potencial para o Aedes aegypti. Quando se fala em pneus, a preocupação deve ser ainda maior. Pensando nisso, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam, diariamente, ações de recolhimento destes materiais, além de estimular a conscientização para o descarte correto no município. Apenas esse ano, 129.104 unidades já foram recolhidas pelos agentes.

Considerado um dos ambientes preferidos do Aedes, os pneus estão entre os principais focos do mosquito transmissor de acordo com os últimos Levantamentos de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Além das visitas semanais nas mais de 579 borracharias cadastradas pelo CCZ, os profissionais também reforçam a importância do envolvimento da comunidade para um controle ainda maior no município.

“Uberlândia tem um programa de coleta de pneus que é modelo neste segmento. Percorremos todo município semanalmente para retirar os resíduos pneumáticos, que são acondicionados no Ecoponto, onde ganham destinação adequada. Mesmo com essa gama ações, o envolvimento das pessoas é muito importante, entregando seus pneus na borracharia mais próxima ou acionando a equipe do CCZ”, afirmou José Humberto Arruda, coordenador do Programa de Controle da Dengue do Município.

Muito da preocupação do coordenador se remete à má conduta de parte da população. “Ainda temos muita incidência de pneus em quintais, residências, e precisamos combater isso. Muitas pessoas ainda insistem em lançar esse material incorretamente no meio ambiente e mantemos o trabalho contínuo para recolher o máximo possível. Trata-se de um recipiente que em qualquer posição que for colocado, pode acumular água. Além disso, a parede emborrachada é perfeita para a adesão dos ovos do mosquito”, alertou Arruda.

Combate ao Aedes

Atualmente, em média 20 mil pneus são recolhidos por mês no município. Além deste trabalho, o CCZ realiza serviços permanentes de combate ao Aedes aegypti. Em destaque, estão o controle biológico com a utilização de peixe lebiste, assim como a instalação de armadilhas ovitrampas, ações de bloqueio, ronda escolar, visitas domiciliares e pulverização em ferros velhos. Este conjunto de ações permitiu a redução em 40% no número de casos de doenças causadas pelo mosquito transmissor.

Para solicitar o recolhimento de pneus, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3213-1470, ou pelo cczdengue@uberlandia.mg.gov.br. Outra opção é levar diretamente ao Ecoponto do Industrial, localizado na avenida José Andraus Gassani, 4.655, das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.