Paula – Secom/PMU

Oferecer um cuidado diferenciado às gestantes e aos recém-nascidos, com atenção contínua desde o pré-natal até o pós-parto. Este é o primeiro passo para assegurar a saúde e o bem-estar nos primeiros dias de vida, um cuidado pensado para o futuro e que ganhou ainda mais reforço nesta sexta-feira (13). Durante todo o dia, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde foram mobilizados em oficinas na Faculdade UNA.

Na data em que se comemora o Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou o atendimento voltado a esse grupo, com foco na atualização dos profissionais sobre as ações do quinto dia de vida. As atividades são uma sequência do treinamento realizado no último dia 5, sobre triagem neonatal.

Conhecimento aprimorado

Foram mobilizados profissionais dos ambulatórios das UAIs (Luizote, Martins, Morumbi, Pampulha, Planalto, Roosevelt e Tibery), das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do setor sul.

Uma delas foi a enfermeira da UAI Tibery, Cíntia Martins de Oliveira. ”É uma ação muito importante, porque conseguimos orientar a mãe nos primeiros dias, quando ela fica mais aflita sobre quais cuidados com seu bebê, tendo informações para tranqüilizá-las, prevenir doenças, entre outras ações”, afirmou.

Além de atualizar os profissionais, o treinamento também serve para sanar dúvidas e fortalecer ainda mais as ações do Programa Mãe Uberlândia, retomado pelo prefeito Odelmo Leão em maio de 2018. “Nosso objetivo é aprimorar questões referentes à saúde integral do recém-nascido, com foco nas ações do quinto dia, sempre pensando na qualidade de vida e na redução da mortalidade infantil”, destacou a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Naira Cristina Marques Borges.

Ações do quinto dia de vida:

Orientação em amamentação: auxílio na consolidação do ato de amamentar, estímulo e proteção à amamentação, pois o aleitamento materno é a prática ideal na alimentação das crianças de zero a dois anos, reduzindo a morbimortalidade infantil e materna, como comprovado por inúmeros trabalhos científicos.

Aconselhamento sobre cuidados com os recém-nascidos: cuidados com a higiene do coto umbilical, higiene genital, orientações a respeito do melhor posicionamento para dormir, verificação do cartão de vacinas, orientações a respeito do acompanhamento de puericultura, entre outros.

Avaliação da icterícia para identificação da hiperbilirrubinemia: ponto importante no programa municipal, pois a criança é imediatamente encaminhada ao pronto atendimento caso o problema esteja acentuado.

Orientação e avaliação puerperal inicial (para a mulher no pós-parto): avaliação das mamas, da incisão cirúrgica, se houver, e orientações sobre o puerpério.

Realização do Teste do Pezinho, exame de triagem neonatal feito entre o terceiro e quinto dia de vida, que detecta precocemente doenças como a doença falciforme, fenilcetonúria, fibrose cística, hipotireoidismo, hiperplasia adrenal congênita e deficiência da biotinidase.