Araípedes Luz – Secom/PMU

Acordar com o privilégio de perceber toda vida ao redor, apreciar um bom livro, a beleza natural do cerrado ou assistir uma apresentação artística no Teatro Municipal de Uberlândia. De acordo com o Ministério da Saúde, 80% da relação do ser humano com o mundo ocorre por meio da visão. Pensando nisto, foi instituído o Dia Mundial da Saúde Ocular. Celebrada nesta terça-feira (10), a data inspirou diversas atividades no Ambulatório Municipal de Oftalmologia.

Além do trabalho permanente realizado, quem passou pelo local teve a oportunidade de participar de rodas de conversas, onde foi possível trocar experiências e estimular ainda mais o conhecimento sobre a importância de manter a saúde ocular. “Programamos essa ação para todas as faixas etárias, desde as crianças até idosos, abordando cuidados básicos para evitar problemas. Nosso olho é vida, é vermos tudo mais bonito e colorido e, no momento em que perdemos a visão, deixamos de prestigiar tudo isso”, afirmou Leila Maria de Oliveira, enfermeira do Ambulatório Municipal de Oftalmologia.

Conhecimento ampliado

Aos 11 anos, Bruno Vinícius de Oliveira levará o aprendizado para a sua casa, no bairro São Jorge. “Aprendi que as meninas devem tirar a maquiagem antes de dormir, para proteger os olhos, e não somente elas, como os meninos também devem evitar coçar os olhos, não ficar expostos ao sol, também é muito importante”, disse.

Moradora do bairro Santa Mônica, a dona de casa Alice Maria de Lourdes Oliveira freqüenta o ambulatório todos os anos para manter a saúde dos olhos em dia. Nesta terça-feira, ela levou sua neta para fazer o exame de refração. “É uma rotina anual que faço e que me ajuda bastante. É muito importante alertar os pais e os responsáveis sobre esses cuidados, para evitar prejuízos à saúde. Hoje, minha neta veio pela primeira vez e iremos manter esse hábito”, afirmou.

Programação especial

Desde 1995, o Ambulatório Municipal de Oftalmologia atende na avenida Rondon Pacheco, 2222, bairro Vigilato Pereira. O atendimento é feito das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. Atualmente, o espaço recebe uma média de 100 pacientes por dia, que contam com todo o acompanhamento oftalmológico por meio de uma equipe interdisciplinar composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No local, além das consultas, são realizadostestes de acuidade visual, exames de refração e pressão ocular. As atividades alusivas ao Dia da Saúde Ocular também se estendem às instituições de ensino, por meio do Programa de Saúde Escolar. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Cuidados para preservar a saúde ocular:

– Evite coçar a região dos olhos: por se tratar de uma estrutura frágil, a pressão exercida na área pode provocar lesões e até problemas mais graves, como o descolamento de retina. Além disso, as impurezas das mãos podem ser levadas aos olhos, provocando algum dano bacteriano.
– Uso de óculos de sol: manter os olhos protegidos da exposição ao sol é fundamental, mas não menos importante é a atenção para os óculos adequados, se possível sob prescrição médica, que não provocarão prejuízos à saúde.
– Jamais faça uso de colírio sem recomendação médica.
– Atenção aos produtos de beleza: dormir sem remover a maquiagem pode irritar ou até inflamar a área ocular, e o uso de cosméticos fora da validade ou de terceiros também provocar danos à saúde.
– Cuidado com o açúcar: o excesso de glicose no sangue também pode ser prejudicial à visão, principalmente para quem sofre de diabetes. Consumir açúcar excessivamente pode causar a retinopatia diabética, doença silenciosa que pode até levar à cegueira reversível.