A atuação e procedimentos adotados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no município de Uberlândia (Triângulo Mineiro) serão discutidos em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (24/5). A reunião foi solicitada pelo deputado Arnaldo Silva (DEM), que recebeu queixas relativas aos procedimentos desse órgão, que é vinculado ao Ministério Público Estadual.
A audiência pública será realizada pela Comissão de Segurança Pública da ALMG, a partir de 10 horas, no auditório da ALMG. “Não estamos aqui para questionar a instituição do Ministério Público ou o próprio Gaeco. Queremos esclarecer aspectos procedimentais desse órgão em Uberlândia, com o objetivo de aperfeiçoar sua atuação”, afirmou o parlamentar.
As reclamações encaminhadas ao deputado se referem a ações que teriam desrespeitado prerrogativas de advogados, assim como delações premiadas que teriam sido firmadas de maneira irregular. Segundo o parlamentar, há documentos que apontam seletividade na ação do Gaeco e quebra de sigilo das operações.
Foram convidados para a reunião na Assembleia Legislativa representantes do Ministério Público, do Judiciário, da Polícia Civil, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da sociedade civil organizada.