Valter de Paula – Secom/PMU

“Prefeitura, boa tarde!” – Essa é a saudação que, há exatos 33 anos, acompanha a rotina de Ângela Maria Artiaga Lopes. Coordenadora do Núcleo do Serviço de Informação Municipal (SIM) de Uberlândia, ela integra a equipe desde o dia 15 de maio de 1985, quando o atendimento passou a ser oferecido no município.

Saber ouvir e informar

O SIM é o canal oficial de comunicação entre a prefeitura e o cidadão e está presente em alguns dos episódios mais marcantes e inesperados na memória daqueles que residem na cidade. A busca pela informação, por esclarecimentos e pelo retorno ao cidadão é o que motiva Ângela a continuar no serviço.

“O SIM foi montado diante da necessidade de responder a perguntas que surgiam dos contribuintes. Na época, Uberlândia começava a despontar como um centro urbano e muitos queriam saber aonde se dirigir, solicitar uma manutenção, e passamos a reunir todos esses pedidos numa única sessão. Ficamos até quatro dias vivenciando aquilo que era feito e montamos um banco de dados de cada secretaria. Todo trabalho era feito manualmente e reunido em uma pasta física”, lembra a coordenadora.

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