Paulo Panossian*

Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, e Gilmar Mendes, envergonham a Nação, e enojam a alma dos brasileiros, que clamam por ética nas nossas instituições, e o fim da impunidade no País! Mas, esses três magistrados se transformam em “laranjas podres do STF”, quando descaradamente tiram das mãos do digno juiz Sérgio Moro, provas da delação da Odebrecht, que comprometem o Lula, quando supostamente fez a reforma do Sitio de Atibaia (SP), com recursos de propina, e também sobre recursos ilícitos recebidos da empresa pelo Instituto Lula. Ou seja, e sabe Deus, por que, que esses ministros estão empenhados em favorecer o ex-presidente, um corrupto e formador de quadrilha, que pelo rigor da lei e da Constituição, foi condenado e está preso em Curitiba! E hoje, como magistrados parciais, Lewandowski, Toffoli e Gilmar, merecem a menção de “personae non gratae”…

50 ANOS DO METRÔ DE SP

O Metrô de São Paulo, completa 50 anos, e transporta por dia 4,6 milhões de passageiros! As 6 linhas existentes de Metrô, têm 79 km de extensão, com 79 estações, sendo destas 5 do monotrilho. Até o final de 2018, com a inauguração de mais 5 estações da linha Lilás, e 2 estações da linha Amarela, e as demais estações a serem entregues também da Linha Prata-15, e 17-Ouro, do monotrilho, o Metrô, de São Paulo, terá uma extensão total de 102 km. E se somarmos os 273 km de trilhos, com 94 estações da CPTM, que transportam 2,8 milhões de passageiro dia, cobrindo toda Região Metropolitana de São Paulo, e mais os 12 km, de trem até o aeroporto de Guarulhos, esta rede de transporte urbano de trens, com 387 km de trilhos, em São Paulo, é maior que a de Nova York com 368 km, porém com 468 estações, e menor do que a de Londres, a maior do mundo, com 408 km, e 275 estações. Porém, os trens de São Paulo, considerando Metrô, CPTM e Monotrilho, são os que mais transportam passageiros por dia, 7,4 milhões. Nova York, 5,6 milhões, e Londres, 3,1 milhões. Ou seja, embora ainda insuficiente para a população da região Metropolitana, o que faltava, e está melhorando, era a interligação entre os trens do Metro com os da CPTM. Que, com essas novas estações, que devem ser inauguradas neste ano, certamente o passageiro poderá cruzar boa parte de São Paulo, através dos trens…

Jornalista – paulopanossian@hotmail.com