Secom/PMU

Desenvolvido para levar mais comodidade à população que necessita dos serviços da Plataforma de Atendimento doCentro Administrativo Municipal, onovo sistema de agendamento online continua mostrando ótimos resultados. Por meio da informatização, a ferramenta possibilita que o cidadão seja atendidocom data e hora marcada, evitando a fila. Um levantamento feito mostra que o novo modelo, disponível desde março deste ano, reduziu de 2h para 10 minutoso prazo real de espera de quem precisa vir à Prefeitura de Uberlândia

Por meio do sistema, o cidadão pode fazer a requisição de mais de 10 serviços, como, por exemplo, inscrição cadastral de pessoa jurídica, emissão do ITBI, ISS de construção e negociação de dívidas. O procedimento confere comodidade e eficiência na hora de solicitar serviços cadastrais e financeiros da Prefeitura de Uberlândia. Para agendar, clique aqui.

Como agendar

Um ambiente virtual dinâmico e responsivo, que funciona tanto em computadores quanto em smartphones, foi criado para que os contribuintes realizem os agendamentos de forma fácil e descomplicada. Nele, por uma única vez, o cidadão deve fazer um cadastro, fornecendo dados básicos como filiação, e-mail, endereço e CPF, por exemplo, para criar usuário e senha de acesso. A partir disto, sempre que quiser, poderá acessar no ambiente o tipo de agendamento (geral ou construção civil) que pretende requerer, bem com as opções de data e hora que deseja ser atendido. Uma senha será gerada (que deve ser anotada ou impressa) para apresentação na data marcada. Cada cidadão tem direito a uma marcação por dia, sem quantidade limite de serviços a serem requeridos.

Para aqueles que não têm acesso à internet, o agendamento pode ser realizado com ajuda de servidores na própria plataforma. Além disso, também há atendimento mediante ordem de chegada e encaixes, lembrando que aqueles que agendaram terão prioridade.

Gestão Total

O ambiente de agendamento online para a Plataforma de Atendimento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Finanças dentro do Gestão Total – programa idealizado pelo prefeito Odelmo Leão para modernizar e retomar a credibilidade da administração pública, atender a população nas áreas prioritárias e impulsionar a economia da cidade.

Esta não é a primeira ação de informatização realizada pela administração municipal no intuito de evitar que a população fique em filas e espere durante atendimentos dentro do Centro Administrativo. Em maio de 2017, foi também lançado o sistema de agendamento online para serviços da Secretaria Municipal de Planejamento.

Desde lá, aqueles que querem requerer algum processo da secretaria – como o pedido de alvará de funcionamento ou de construção, por exemplo -, são atendidos com dia e hora marcada. A implantação do modelo possibilitou que o tempo para atendimento reduzisse consideravelmente.

Agendamento para a Plataforma de Atendimento no Centro Administrativo: www.uberlandia.mg.gov.br (disponível a partir do dia 19 de março de 2018)