Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

Foi aprovado, nesta terça-feira (24/4), um requerimento para que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPD) da ALMG faça uma visita oficial ao Ambulatório Amélio Marques, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A proposição é do deputado estadual Arnaldo Silva (DEM).
O deputado esteve no ambulatório, na última segunda-feira (24/4), e constatou a precariedade da infraestrutura e as dificuldades enfrentadas por todos que trabalham naquela unidade, e a condição de acessibilidade em relação aos sanitários é totalmente inadequada. Com a visita da comissão, Arnaldo pretende documentar, emitir um relatório e cobrar a reitoria da UFU e, até mesmo, o Ministério Público Federal o cumprimento das devidas medidas.
“Me deparei com uma situação gravíssima nesta unidade de saúde. O ambulatório é uma construção de aproximadamente 30 anos, que não comporta mais o volume de pessoas que transitam por ali. Os profissionais que atuam naquela unidade estão fazendo milagre para prestar um bom atendimento. Além disso, os sanitários estão sem nenhuma condição de acessibilidade, e necessitam de uma adequação urgente”, disse Arnaldo, que também é o vice-presidente da comissão.
O deputado disse que vai cobrar até mesmo a atuação do Ministério Público (MP) neste caso. “Em Uberlândia, por exemplo, o Ministério Público vem adotando providências enérgicas em relação aos comerciantes, em muitos casos, onde comportaria um simples ajustamento de conduta. E na situação desse hospital, sua atuação será fundamental”.
REFERÊNCIA – Além do serviço prestado à cidade de Uberlândia, o ambulatório Amélio Marques atende outros 17 municípios, que também dependem diretamente dessa Unidade de Saúde. O fluxo de atendimentos chega a 20 mil pessoas.