Divulgação Secom/PMU

O programa Escola Bem Arrumada percorreu 23 escolas em apenas três semanas de trabalho intensificado, realizando reparos e manutenções diversas. De acordo com o cronograma de trabalho das equipes da Prefeitura de Uberlândia, todos os espaços educacionais estarão prontos para receber os cerca de 61 mil alunos no dia 16 de fevereiro, quanto as aulas serão retomadas. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 141 unidades, sendo 122 sedes, 16 anexos e mais o Cemepe, além da Escola Cidade da Música e do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Uberlândia.

Segundo a secretária de Educação, Célia Tavares, os trabalhos são reforçados nesta época para não prejudicar o calendário escolar. “Como os alunos e os professores estão em férias, podemos fazer grandes intervenções sem modificar a dinâmica das atividades realizadas”, disse. O Escola Bem Arrumada foi retomado pelo prefeito Odelmo Leão em 2017 e realiza melhorias nas unidades durante todo o ano.

Trabalho intenso

Divulgação Secom/PMU

Serviços como pintura, limpeza de caixas d’água, reparos em portas, janelas e nas redes hidráulica e elétrica são alguns que constam na lista de execuções. Somam-se ainda a capina, a roçagem e as podas que garantem melhor iluminação e mais segurança aos estudantes e servidores. A empreitada tem o objetivo de manter os prédios em totais condições de funcionamento e as ações ocorrem graças a uma parceria entre a Secretaria de Educação, a Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Eman) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico.

Outra importante parceira no Escola Bem Arrumada é a Secretaria de Saúde, que realiza a Ronda Escolar. A atividade faz parte do Programa de Controle da Dengue e consiste na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Durante as visitas dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são verificados itens como calhas e ralos. Além das escolas, os focos também são eliminados no entorno dos equipamentos públicos, em calhas, telhas, vasos de plantas e bebedouros de animais nas residências.