Foto: Secom/PMU

Todos de pé, virados para a Bandeira Nacional e cantando a plenos pulmões. É assim que os alunos da rede municipal de Uberlândia se comportam semanalmente durante o Momento Cívico nas unidades de ensinos infantil e fundamental. Atualmente, todas as escolas da cidade promovem o gesto, despertando lições de patriotismo e respeito nas crianças.

Uberlândia é considerada uma referência pelo respeito à Lei Federal 12.031, que torna obrigatória a execução do Hino Nacional nas instituições de ensino. Apesar da legislação tratar apenas do ensino fundamental, o Município expande a diretriz para as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei), que atendem crianças de 0 a 5 anos.

Para a secretária municipal de Educação, Célia Tavares, a iniciativa gera um aprendizado social em diferentes esferas. “É algo muito interessante porque as crianças aprendem noções de interação, comportamento e respeito, como saber ouvir o próximo e se posicionar corretamente. É muito bonito assistir meninos tão novos, de até dois anos, participando com tanto entusiasmo”, ressaltou.

Amor à pátria
A Emei Professora Stela Maria de Paiva Carrijo, no bairro Lídice, foi uma das que promoveu a ação na manhã desta sexta-feira (13). O pedagogo da unidade, Rony Cury Filho, explica que a atividade vai de encontro à nova Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil, pois fomenta o conhecimento por meio da imagem e do som. “Esse ato aparentemente simples carrega muitos ensinamentos e significado. Sem contar que fomenta no aluno a valorização da cidade, do estado e do país” destacou.

Com a mão no peito durante todo o tempo, a aluna Luísa Cardoso Noronha, de 4 anos, foi uma das mais entusiasmadas durante a execução. “Eu já sei cantar o hino todo, gosto muito de cantar. Eu aprendi também que a gente deve cantar virado para a bandeira do Brasil”, explicou a garota.