Secom/PMU

O procedimento, que começa segunda-feira (19), confere mais comodidade e eficiência ao permitir que o contribuinte marque data e hora para ser atendido.
O contribuinte agora terá mais comodidade e eficiência na hora de solicitar serviços cadastrais e financeiros da Prefeitura de Uberlândia. A partir da próxima segunda-feira (19), a Plataforma de Atendimento doCentro Administrativo Municipal passará a operar pelo novo sistema de agendamento online. A ferramenta permitirá que a população seja atendida com dia e hora marcada e evite enfrentar filas para fazer a requisição de mais de 10 serviços, como, por exemplo, inscrição cadastral de pessoa jurídica, emissão do ITBI, ISS de construção e negociação de dívidas. Para agendar, clique aqui.

Como funciona

Um ambiente virtual dinâmico e responsivo, que funciona tanto em computadores quanto em smartphones, foi criado para que os contribuintes realizem os agendamentos de forma fácil e descomplicada. Nele, por uma única vez, o cidadão deverá realizar um cadastro, fornecendo dados básicos como filiação, e-mail, endereço e CPF, por exemplo, para criar usuário e senha de acesso. A partir disto, sempre que quiser, poderá acessar no ambiente o tipo de agendamento (geral ou construção civil) que pretende requerer, bem com as opções de data e hora que deseja ser atendido. Uma senha será gerada (que deve ser anotada ou impressa) para apresentação na data marcada. Cada cidadão terá direito a uma marcação por dia, sem quantidade limite de serviços a serem requeridos.

Para aqueles que não têm acesso à internet, o agendamento poderá ser realizado com ajuda de servidores na própria plataforma. Além disso, durante um período de adaptação, também haverá atendimento mediante ordem de chegada e encaixes, lembrando que aqueles que agendaram terão prioridade.

Igualdade no atendimento

Com o objetivo de garantir a igualdade no atendimento aos contribuintes, o ambiente virtual de agendamento foi elaborado para impedir que a falta nas marcações se torne uma prática. Isso porque aquele contribuinte que realizar agendamento e não comparecer à Plataforma por três vezes, em um período de 30 dias, será bloqueado para novos agendamentos por 15 dias.

Gestão Total

O ambiente de agendamento online para a Plataforma de Atendimento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Finanças dentro do Gestão Total – programa idealizado pelo prefeito Odelmo Leão para modernizar e retomar a credibilidade da administração pública, atender a população nas áreas prioritárias e impulsionar a economia da cidade.

“Essa é mais uma solução que desenvolvemos para beneficiar a população e aumentar o rendimento dos servidores. Com o agendamento, o contribuinte vai evitar longas filas e diminuir o tempo de espera. Ou seja, todo o processo ficará mais organizado e todos serão atendidos de forma mais eficiente. Portanto, é a importante que a população seja parceira do município e tire todas as dúvidas neste período de adaptação”, explicou o secretário municipal de Finanças, Henckmar Borges Neto.

Administração informatizada

Esta não é a primeira ação de informatização realizada pela administração municipal no intuito de evitar que a população fique em filas e espere durante atendimentos dentro do Centro Administrativo. Em maio de 2017, foi também lançado o sistema de agendamento online para serviços da Secretaria Municipal de Planejamento.

Desde lá, aqueles que querem requerer algum processo da secretaria – como o pedido de alvará de funcionamento ou de construção, por exemplo -, são atendidos com dia e hora marcada. A implantação do modelo possibilitou que o tempo para atendimento reduzisse consideravelmente.

Agendamento para a Plataforma de Atendimento no Centro Administrativo: www.uberlandia.mg.gov.br (disponível a partir do dia 19 de março de 2018)