Araípedes Luz – Secom PMU

A Prefeitura de Uberlândia recebeu, nesta quinta-feira (11), a visita de uma comitiva da Prefeitura de Tapira (MG), cidade com quase 5 mil habitantes a 220 km de distância. Secretários e servidores do município localizado no Alto Paranaíba foram recebidos pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) e puderam conhecer mais das ações e processos de gestão adotados no intuito de garantir o desenvolvimento sustentável da segunda maior cidade de Minas Gerais.

O secretário municipal de Planejamento, Indústria, Comércio e Turismo de Tapira, Juan Galhardo, explicou que a visita foi motivada pelo fato de a cidade estar em busca de ideias e conhecimentos para diversificar a atividade econômica, que hoje é baseada, sobretudo, no extrativismo. “Consideramos Uberlândia um dos melhores exemplos de economia diversificada [englobando serviço, agronegócio e indústria],” disse.

A principal pretensão de Tapira, explica Galhardo, é entender o processo de criação de um Distrito Empresarial e Industrial na cidade. “Estamos no processo de benchmarking [processo de busca das melhores práticas] e, em Uberlândia, conseguimos aprender com qualidade”, disse, reforçando que a comitiva deve voltar em breve para uma outra visita técnica.

O encontro, em contrapartida, é uma oportunidade para que Uberlândia realize uma aproximação com a região nas questões ligadas ao desenvolvimento, explica o secretário municipal Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz. “Somos vistos como referência e a troca de experiência garante que tenhamos visão de gestão pública e que possamos fortalecer competências. Além disso, propicia que planejemos vocações econômicas e parcerias em diversas áreas com o objetivo de preparar as cidades para 4º revolução industrial [baseada na inovação e tecnologia”, explicou.