Foto: Comunicação/Futel

Uberlândia sedia neste sábado (21), a 12ª Copa Futel de Ginástica Artística, nas categorias pré-mirim, mirim, pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, masculino e feminino. A competição, promovida pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), será no G4 do Campus Educação Física da UFU, das 7h às 17h, com entrada franca. O evento contará com participação de mais de 230 atletas das equipes Futel, Bravo, Nadep e Uberaba. A Copa é reconhecida pela Federação Mineira de Ginástica e terá a presença de árbitros filiados para avaliação dos participantes.
Esta será a última competição do ano para os mais de 120 alunos da Futel, servindo como fechamento do semestre. “O objetivo é oferecer aos atletas da escolinha e do alto rendimento a oportunidade de colocar em prática tudo o que foi treinado e aprendido ao longo de 2017. É também um momento de integração com outras escolas de ginástica da região”, esclarece Silvio Soares dos Santos, diretor-geral da Futel.
Os atletas vão competir em todas as modalidades, sendo solo, salto, paralelas e trave para as meninas, além do cavalo e argola para os meninos. “Queremos, acima de tudo, propiciar esse espaço de interação e confraternização. Será uma excelente ocasião para os pais e familiares prestigiarem e incentivarem seus atletas”, disse Mário Sérgio, professor de ginástica artística da equipe Uberlândia/Futel.
A escolinha
A ginástica artística da Futel funciona em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e as aulas são realizadas diariamente no ginásio “G4” do campus Educação Física. Lá treinam alunos da escolinha, que depois podem fazer parte da equipe de alto rendimento nas categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta. “As aulas são ministradas por quatro professores especializados da Futel e o atendimento é voltado para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos”, destaca Silvio Soares.
Tanto na escolinha, quanto no alto rendimento, os alunos treinam em todos os aparelhos e são divididos por nível técnico e de conhecimento. Atualmente, 136 alunos são atendidos no projeto. As matriculas para a iniciação no esporte estão encerradas e a previsão de abertura de novas vagas é para a primeira semana de fevereiro de 2018.