Valter de Paula – Secom/PMU

A Prefeitura de Uberlândia recebeu, na tarde de ôntem, a visita da cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Rossi. A representante do governo italiano se reuniu com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz, no intuito de retomar os diálogos bilaterais. A partir deste primeiro encontro, na prática, estão abertos os canais para que o consulado e o Executivo municipal possam elaborar projetos de cooperação, memorandos de entendimento, intercâmbios comerciais, dentre outros.
Durante a visita, a cônsul ressaltou as intenções de ampliar a atuação da Itália junto aos municípios mineiros neste momento de recuperação e apontou que Uberlândia é estratégica devido ao seu dinamismo e pujança em vários segmentos econômicos. “Estamos trabalhando para sair da capital para o interior e atividades de cooperação não faltam. A partir da primeira conversa é que surgirão as ideias que poderemos trabalhar em benefício de ambos”, explicou a representante italiana.
O secretário Dilson Dalpiaz ressaltou a importância de encontros desta natureza, uma vez que o Município tem um projeto de internacionalização, sobretudo, utilizando o conceito de paradiplomacia (iniciativas do âmbito das relações internacionais realizadas por entes regionais sem interferência na política externa nacional). “Temos dado passos importantes para o projeto, conforme orientação do prefeito Odelmo Leão. Isso significa não só trabalhar para o incremento da exportação de bens locais e a atração de investimentos, mas também para promover o intercâmbio de serviços, produtos e conhecimento, por exemplo”, disse o secretário.
Na próxima semana, uma equipe da secretaria irá a Belo Horizonte para uma série de encontros com câmaras de comércio internacionais e também programou uma visita ao consulado italiano. O segundo encontro dará seqüência prática às pretensões de colaboração entre a cidade e a nação europeia.