Ontem na ACIUB

Esteve ontem em Uberlândia o presidente do Observatório Social do Brasil(OSB), Ney Nóbrega Ribas, do Paraná. Na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – ACIUB – Ney Ribas conversou com dirigentes do Observatório Social local e com empresários e falou sobre os planos e projetos de expansão da instituição em Minas Gerais.
Para quem não sabe o Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania que deve ser democrático e apartidário e procura onde está instalado como em Uberlândia, reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhorar a gestão pública. A própria instituição informa que “cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude em favor da transparência e da qualidade na aplicação de recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social”.
Em Minas Gerais Uberlândia foi a primeira cidade a instalar e operar um Observatório Social. Hoje, segundo Ney Ribas, o OSB está instalado em 85 cidades, o maior número entre todos os Estados brasileiros onde funcionam 120 representações da instituição.
Ney Ribas apresentou na ACIUB um programa de computador com capacidade para controlar contas de instituições administrativas públicas como prefeituras municipais, através do qual os OSBs poderão controlar contas públicas e, especialmente, licitações, pesquisas de preços e ordens de compras para evitar manipulações e negócios especiais que possam prejudicar recursos públicos. O projeto está em fase de consolidação e será disponibilizado gratuitamente a todas as empresas interessadas em vender para Prefeituras, Estados e outros órgãos públicos. O Programa, segundo informou Ney Ribas “é o maior Banco de Dadops de Licitações do Brasil”.