Arnaldo Silva (deputado estadual PR/MG)

Na última (17/11) foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Por causa da data, o mês de novembro ficou conhecido como “Novembro Azul”. A intenção é conscientizar sobre a necessidade de prevenção da doença. No Brasil, a cada 36 minutos, um homem morre vítima de câncer de próstata. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que em 2016/2017, o país tenha 61,2 mil novos casos.
Para diminuir essa estatística, o deputado estadual Arnaldo Silva faz um alerta. “O preconceito por parte dos homens ainda é um grande empecilho para se detectar a doença nos estágios iniciais. Não é vergonha nenhuma fazer exames que são para o nosso próprio bem-estar e precaução”, explica Arnaldo.
O câncer de próstata, detectado no início, tem grande chance de cura. Para isso, fazer o exame preventivo é essencial. Homens a partir dos 50 anos devem fazer o exame. Caso tenha histórico familiar, o exame deve começar aos 45 anos. Manter uma alimentação saudável e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e do cigarro também colaboram para reduzir a incidência do câncer de próstata.

Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote