COMUNICAÇÃO DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) executa melhorias nas estações elevatórias e nasEstações de Tratamento de Esgoto (ETE). Há dois anos não era realizada essa manutenção de rotina e nenhum tipo de intervenção. O trabalho proporciona mais durabilidade das tubulações do sistema de esgotamento sanitário. Todas as unidades recebem, periodicamente, serviços de capina e roçagem. Nas ETEs os trabalhos já foram iniciados em julho.

Na última semana, a equipe concluiu a manutenção na elevatória do bairro Morumbi que estava com os muros externos bastante desgastados e danificados. Os equipamentos internos também apresentavam desgastes e foram recuperados. Ao todo, 35 elevatórias passarão por manutenção além das oito ETEs. A previsão de conclusão dessa ação é de aproximadamente dois meses. “Este trabalho é importante para a preservação da tubulação por onde o esgoto será bombeado, evita furos e possíveis vazamentos”, afirma Marcelo Costa, gerente de tratamento de esgoto do Dmae.

ETEs

Nas ETEs o serviço já foi iniciado há mais tempo. Na ETE Uberabinha, que trata 95% do esgoto coletado em Uberlândia, está sendo feita a reforma da cobertura dos reatores que estava sem manutenção há quatro anos. A falta de reparos levou o teto de aço dos equipamentos à oxidação e causou elevado grau de corrosão. “Essa manutenção nos tanques é essencial para o bom desempenho do sistema. Porque quando entra oxigênio nos tanques, acaba interferindo na performance do sistema, além de prejudicar a captação do biogás”, explica Marcelo Costa. Todos os doze reatores passarão pelo mesmo processo e a previsão é que toda a reforma da ETE Uberabinha seja executada até o segundo semestre de 2018.

ETE Martinésia

Localizado a 30 km do centro de Uberlândia a ETE Martinésia também foi beneficiada pelo processo de manutenção e ampliação da capacidade de tratamento, passando de um litro por segundo para dois litros. A obra possibilita mais qualidade e capacidade de operação, evitando assim possíveis problemas como o extravasamento da rede de esgoto. O objetivo é operar com maior segurança no tratamento do efluente e reduzir a emissão de odores, inerentes a este tipo de operação.