Paulo Panossian*

O sistema democrático é a única fonte da liberdade de expressão! Somente com ela é que podemos ter vóz, e eleger não somente nossos dirigentes públicos, mas também as nossas prioridades, respeitados os preceitos da Constituição! Neste sentido é oportuno este editorial “Em defesa da democracia”, publicado no Estadão! Mesmo porque, com a crise econômica, política e ética que infelizmente convivemos, escombros da era petista, demagogos e salvadores da Pátria, estão perigosamente se apresentando ao eleitorado tupiniquim. E como destaca o editorial do jornal, um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), hoje no Brasil, apenas 8% da população concorda com a afirmação de que “um governo formado por representantes eleitos é muito bom”. É verdade que o povo nestes últimos três anos, cansou e está indignado não somente com a corrupção praticada pela nossa classe política, mas, com a derrocada da nossa economia e do pico de 14,2 milhões de desempregados de herança do PT. Porém, é bom lembrar que, quem democraticamente elegeu o Lula, a Dilma, e a parte podre e corrupta de políticos, não foram os ETs. Ou seja, nós precisamos também assumir os erros de nossas escolhas nas urnas, dádiva esta somente permitida nos regimes democráticos. E que tampouco em regime de exceção poderíamos participar e ver divulgadas pesquisas de opinião como desta feita pela FGV, na qual, atesta que 83,2% dos entrevistados veem com desconfiança o presidente Temer. E 78,3% e 78,1%, veem respectivamente também com descredito políticos com mandatos e os partidos. Ou seja, passados mais de 30 anos de triste memória da ditadura no Brasil, desprezar, contestar, e até negar a viver num regime democrático, é o mesmo que se aprisionar, ficando no isolamento político, social, e ser manipulado como bonecos por ditadores…

DÓRIA SOLTA A LÍNGUA

Em evento em Goiânia, o prefeito de São Paulo, João Dória Jr., solta a língua e diz “Sou diferente da média do PSDB; não ando em cima do muro”. E para demonstrar que é diferente de boa parte dos tucanos acrescentou, prefiro ter opinião a ser chamado de “covarde”. É uma declaração muito forte! E atinge também Geraldo Alckmin, já que, o governador é um politico tranquilo, não ataca opositores como deveria em momentos cruciais da politica brasileira… Ou seja, será este um claro sinal de Dória, de que pode sair do PSDB, para tentar o Planalto em 2018?!… Ora, se os tucanos já convivem com um pesadelo do problema do Aécio Neves, e também com a ala de deputados chamada de grupo rebelde dos “cabeças pretas”, somado a esse duro ataque contra o próprio partido, feito pelo prefeito, a fragmentação que já existe tende a piorar dentro do PSDB…

TEMER BOM DE DIÁLOGO

Independente das denúncias de corrupção que têm nas costas o presidente Michel Temer, comprova mais uma vez que é um político competente na arte de dialogar com os congressistas. E nesta segunda e mal formulada denúncia do vingativo Rodrigo Janot, o presidente sem atropelos saiu novamente vitorioso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, com placar de 39 votos a favor e 26 contra. Ou seja, somente dois votos a menos, do resultado de 41 votos a favor e 24 contra, da primeira denúncia! E certamente no próximo dia 25, na votação final do relatório no plenário da Câmara, o resultado não será muito diferente da primeira denúncia, em que Temer, se livrou da suspensão de seu mandato com 263 votos. Já a oposição sem discurso convincente conseguiu somente 227 votos dos 342 necessários. Porém, não conforta saber que o presidente tem apoio suficiente para se safar desta segunda denúncia! É de se lamentar que o País, foi extremamente prejudicado desde final de junho deste ano quando da primeira denúncia do irresponsável ex-Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. E que ao longo destes quatro meses de desnecessário evento, impediu que a improrrogável Reforma de Previdência, já estivesse aprovada! Além do mais, prejudicou também o andamento da árdua tarefa que o governo empreende para recuperar a nossa economia, e empregos perdidos! O País, não pode mais conviver com esse tipo de protagonismo rasteiro de parte dos nossos dirigentes públicos. Esta é uma Nação, infelizmente ainda pobre com milhões de brasileiros ao relento…

*Jornalista – paulopanossian@hotmail.com