Comunicação DMAE

Obra está com aproximadamente 40% concluída

A obra da Estação de Captação e Tratamento de Água de Capim Branco, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), construída pelo Consórcio BT Convap Completa (BCC), está 40% concluída. Nesta semana, os operários trabalham na execução da câmara de chegada de água bruta (local onde a água chega da captação antes de iniciar o processo de tratamento), no 2º decantador (usado em uma das etapas de tratamento) e na elevatória de água tratada.

A armação de aço das paredes da câmara de água bruta já está concluída e, posteriormente, passará pelo processo de concretagem. A equipe atua também na execução do segundo decantador de água, uma vez que o primeiro está finalizado. Já a elevatória de água tratada, concretada na semana passada, passa pela etapa de retirada das estruturas de sustentação da concretagem das paredes. A elevatória é o espaço por onde a água é bombeada para o reservatório onde é feita a distribuição para os consumidores.

A primeira etapa da estação deve entrar em operação em 2019. Projetada em 2012, na segunda gestão do prefeito Odelmo Leão, a obra do Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco às margens do rio Araguari vai permitir o abastecimento de água para mais 500 mil habitantes. As obras desta primeira fase recebem R$ 264 milhões em investimentos.