Ascom/UFU

Robótica da UFU compete em torneios na América Latina
Equipe patense ficou em 19° na América Latina e em terceiro dentre as equipes mineiras (Foto: Arquivo do Campus Patos de Minas)
A PatosBot é a equipe de robótica formada por alunos do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e faz parte do Laboratório de Internet das Coisas (IoT), do Campus Patos de Minas da UFU. Tem por finalidade a construção e o desenvolvimento de tecnologias que propiciam a construção de robôs autônomos, isto é, que funcionam sem nenhuma intervenção humana.

Neste ano, a PatosBot participou do Winter Challenge (WC2017) na categoria seguidor de linha-PRO com dois robôs. Um dos maiores eventos mundiais do segmento de robótica, o Winter Challenge promove uma competição entre robôs e conta com a participação de equipes de todo o Brasil e de outros países, como Estados Unidos, França e México. A última edição aconteceu julho, no Instituto Mauá de Tecnologia, no Campus de São Caetano do Sul (SP).

A equipe patense ficou em 19° na América Latina e em terceiro dentre as equipes mineiras. As tecnologias desenvolvidas e utilizadas no laboratório podem ser aplicadas, por exemplo, na indústria automotiva, na construção de sistemas inteligentes de navegação autônoma e sistemas automáticos anticolisões.

A equipe de robótica PatosBot nasceu em 2014, é coordenada pelo professor Laurence Rodrigues do Amaral, do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações em Patos de Minas e vinculado à Faculdade de Computação (Facom/UFU). A PatosBot é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).